O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- (TDIC), EM SALA DE AULA, NÃO É ALGO NOVO, EMBORA POSSAMOS PERCEBER DIFERENTES ESTÁGIOS DE SEU USO NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ESTUDANTES, UTILIZANDO-SE DESSES ARTEFATOS TECNOLÓGICOS QUE VARIAM NÃO SÓ NO QUE PERTENCE AO CONHECIMENTO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS RECURSOS, MAS TAMBÉM À INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL PARA SEU USO NOS AMBIENTES EDUCATIVOS. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO VISA IDENTIFICAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA E A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. TAMBÉM OBJETIVA ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES FRENTE AS TDIC E A FORMA COMO ELAS INFLUENCIAM ESSAS PRÁTICAS, TENTANDO, DESSA MANEIRA, CONHECER A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE ESSA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO PARÂMETROS, ALGUNS TEÓRICOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA E DA PRÁTICA DOCENTE, À LUZ DAS TEORIAS DE AUTORES COMO FREIRE (2018), KENSKI (2012); ROJO (2013); LÉVY (2010); ENTRE OUTROS. A PESQUISA, QUE AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO, JÁ EVIDENCIA QUE CABE AO PROFESSOR RECONHECER A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO APERFEIÇOAMENTO DO USO DAS TDIC, NO DIA A DIA DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. NA CONTEMPORANEIDADE, O PAPEL DO PROFESSOR NÃO É MAIS O DE TRANSMISSOR DO CONHECIMENTO, MAS DE MEDIADOR, UM PROFISSIONAL CAPAZ DE TRAÇAR ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM AOS ALUNOS A PENSAREM E AGIREM DE FORMA AUTÔNOMA E CRÍTICA.