AS PROPOSTAS BRINCANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISAM GARANTIR QUE AS CRIANÇAS EXPERIMENTEM OPORTUNIDADES SIGNIFICATIVAS E REPLETAS DE INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA, TENDO O PROFESSOR COMO UM MEDIADOR QUE AUXILIE NA SISTEMATIZAÇÃO. DESSA FORMA, ACREDITA-SE QUE OS PARQUES SÃO ESPAÇOS QUE PROMOVEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS PARA AS CRIANÇAS, UMA VEZ QUE PODEM EXPLORAR A NATUREZA, INTERAGIR COM OUTROS COLEGAS, FAZER DESCOBERTAS, EXPLORAR OS MOVIMENTOS E OS DIVERSOS DESAFIOS QUE ESTES LUGARES PODEM PROPICIAR. NESSA PERSPECTIVA, OBSERVOU-SE O BRINCAR DAS CRIANÇAS PEQUENAS (4 A 5 ANOS E 11 MESES) A PARTIR DO TRABALHO COM PARQUES TEMÁTICOS, O QUAL FOI REALIZADO NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. ESSA ORGANIZAÇÃO DA BRINCADEIRA PROPORCIONOU ÀS CRIANÇAS UM RICO ESPAÇO DE APRENDIZADO E ESCOLHA, CONSIDERANDO O ENVOLVIMENTO DELAS, DESDE O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PROPOSTA ATÉ A ORGANIZAÇÃO DO BRINCAR. O PARQUE TEMÁTICO PROPORCIONA ÀS CRIANÇAS EXPERIÊNCIAS E OPORTUNIDADES QUE PARTEM DAS PROPOSTAS BRINCANTES PENSADAS PELAS CRIANÇAS E PARA ELAS. O OLHAR DO PROFESSOR ATENTO, IDENTIFICOU NAS FALAS DOS PEQUENOS, DURANTE AS CONVERSAS, DESENHOS E BRINCADEIRAS, AS PISTAS QUE DEIXAM SOBRE AQUILO QUE GOSTARIAM DE CONHECER, DE BRINCAR, DE EXPERIMENTAR. ESSAS PISTAS DEFINIRAM AS TEMÁTICAS QUE ORIGINARAM OS PARQUES E BRINCADEIRAS.