COM AS NOVAS POLÍTICAS DE REORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR, EM ESPECIAL A PROPOSTA DIVULGADA PELA UNESCO BRASIL, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ IMPLEMENTA O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICA SOCIAL (NTPPS) NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E PARCIAL. O NTPPS CONFIGURA-SE PELAS PRÁTICAS PAUTADAS NAS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS, INCENTIVANDO A INVESTIGAÇÃO COMO FORMA DE APRENDIZADO, PROMOVENDO UM DESENVOLVIMENTO CRÍTICO E INTELECTUAL DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS POTENCIALIDADES DO NTPPS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS EDUCANDOS. O PERCURSO METODOLÓGICO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DE AULAS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA RODA DE CONVERSA COM ALUNOS E PROFESSORES. OS RESULTADOS OBTIDOS SE MOSTRARAM POSITIVOS, CONTRIBUINDO PARA A INTRODUÇÃO E DIFUSÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.