RESUMO
ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE ANÁPOLIS – GO4 ACERCA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, PROCURANDO ANALISAR SE ESTÁ EM CONFORMIDADE COM O QUE É PREVISTO NAS METAS 19 E 20 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE 2014/2024, QUE TRATAM DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE ENTREVISTA COM A EQUIPE GESTORA (DIRETOR E SECRETÁRIA), COORDENAÇÃO E PROFESSORES. TENDO COMO SUPORTE METODOLÓGICO, A REVISÃO DE LITERATURA, OU SEJA, ANÁLISE DE LIVROS, ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS E BANCO DE DADOS PUBLICADOS NA INTERNET. O APORTE TEÓRICO FUNDAMENTOU-SE EM AGUIAR (2018), DOURADO (2017), SAVIANI (2018), BRZEZINSKI (2017) DENTRE OUTROS. FOI CONSTATADO QUE O FINANCIAMENTO ADEQUADO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA TORNARAM-SE PREMISSAS FUNDAMENTAIS PARA A PARA GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA. PERCEBE-SE TAMBÉM, VÁRIOS DESAFIOS PARA QUE ESTAS METAS SEJAM DE FATO EFETIVADAS PELO COLÉGIO.
PALAVRAS-CHAVE: GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS, PNE (2014/2024).