O PROJETO MARCAS, IDEALIZADO POR UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL, É OBJETO DE PESQUISA DO PROJETO POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E DO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS, DEVIDO À SUA APROXIMAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E, PRINCIPALMENTE, DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. ESTAS METODOLOGIAS DE ENSINO CONSISTEM EM DESENVOLVER NO ESTUDANTE O PROTAGONISMO, DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO, COMO AUTONOMIA, POR EXEMPLO. O PROJETO MARCAS TEM COMO BASE A QUESTÃO “QUE MARCAS QUERO DEIXAR QUANDO SAIR DA ESCOLA?”, QUE ESTÁ MOTIVANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM AÇÕES DIFERENCIADAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ESTÃO SENDO UTILIZADOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA QUE IDEALIZOU E ESTÁ EXECUTANDO O PROJETO NA ESCOLA. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ EMBASADA EM APROXIMAÇÕES COM OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. NESTA PESQUISA, ESTÁ SENDO POSSÍVEL OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO, POIS VERIFICOU-SE, ATÉ O MOMENTO, O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ALUNOS.