Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO PIBIC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “O SIGNIFICADO DOS CONTOS DE FADAS PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO PSICOSSOCIAL DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE – PB”

Palavra-chaves: CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO., SIGNIFICADO., CONTOS DE FADAS Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS SIGNIFICADOS PSICOLÓGICOS DOS CONTOS DE FADAS ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE RISCO PSICOSSOCIAL DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. AO QUESTIONAR QUE SIGNIFICADO AS CRIANÇAS IRIAM ATRIBUIR AOS CONTOS, QUERÍAMOS PROBLEMATIZAR: SERÁ POSSÍVEL VERIFICARMOS VARIAÇÕES MÍTICAS E NARRATIVAS NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DESTAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AO CONTO ORIGINAL? A PESQUISA CONFIGUROU-SE COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, DESCRITA POR THIOLLENT (1985) COMO UM TIPO DE PESQUISA SOCIAL NO QUAL TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS DE MODO COOPERATIVO. PRODUÇÕES E MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS FUNCIONARAM COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. OS CONTOS TRABALHADOS FORAM: JOÃO E MARIA, PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS, CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL. COMO BASE DE ANÁLISE DOS DADOS FORAM UTILIZADOS OS APORTES TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA MITOCRÍTICA DE GILBERT DURAND, DA PSICANÁLISE DE SIGMUND FREUD E DA LOGOTERAPIA DE VIKTOR FRANKL. PRETENDEU-SE COM ESTA PESQUISA APRESENTAR, EMPIRICAMENTE, A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS CONTOS DE FADAS COM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE RISCO, BEM COMO DISPONIBILIZAR PARA A INSTITUIÇÃO PARCEIRA, UMA METODOLOGIA DE TRABALHO COM OS CONTOS DE FADA, A FIM DE QUE ELAS POSSAM REALIZÁ-LAS EM SEU COTIDIANO, MELHORANDO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS E ACADÊMICAS COM OS SEUS USUÁRIOS. DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS DA ATUAÇÃO FEITA, FORAM ALCANÇADOS OS OBJETIVOS INICIALMENTE PROPOSTOS, TENDO SIDO POSSÍVEL INVESTIGAR ELEMENTOS DIVERGENTES NAS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS QUANTO AOS CONTOS ORIGINAIS E O PORQUÊ DESSA VARIAÇÃO, SENDO ANALISADAS NAS DISCUSSÕES.

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