O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA PARA O MODELO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICO, DISCORRENDO SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DESTE DESDE OS PRIMÓRDIOS TRADICIONAIS DE SE ADMINISTRAR POR REGRAS E ORDENS, SOBRE OS CAMINHOS PARA SE CHEGAR A TAL E COMO FAZÊ-LA. A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA POSSIBILITA O CONHECIMENTO DOS MÉTODOS ADOTADOS EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E, ALÉM DISSO, REFLETIR SOBRE OS MOTIVOS PELOS QUAIS A GESTÃO PERMANECE ESTÁTICA OU COMO EVOLUIU PARA OS PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO. O CONTATO DIRETO E A OBSERVAÇÃO FAVORECEM A PESQUISA QUE BUSCA CONHECER O QUE O GESTOR PENSA SOBRE O SEU MODO DE GERIR A INSTITUIÇÃO, E QUAL MODELO ADOTADO NA ESCOLA NO QUAL TRABALHA. PARA TANTO, A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO APOIA-SE EM TEÓRICOS QUE SUSTENTAM A IDEIA DE SE MODERNIZAR A GESTÃO PARA PROMOVER O BENEFICIO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, JÁ QUE AS MUDANÇAS ADVINDAS DA GESTÃO TRANSFORMAM A ESCOLA EM SUA TOTALIDADE, ABRANGENDO DOCENTES E DISCENTES E POR FIM A SOCIEDADE. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA JUNTO A ARTIGOS E LIVROS DE OUTROS AUTORES QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTADOS NA DISCUSSÃO MOSTRAM QUE A GESTÃO PARTICIPATIVA É UMA REALIDADE QUE, EMBORA ENFRENTE MUITOS DESAFIOS, VEM SENDO ADOTADA EM MUITAS ESCOLAS E SEUS BENEFÍCIOS SE ESTENDEM NÃO SOMENTE A INSTITUIÇÃO E AOS ALUNOS, MAS TAMBÉM A SOCIEDADE, QUE SE BENEFICIA COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, REFLEXIVOS E ATIVOS.