Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PLANO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS COM ABORDAGEM CTSA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUÍMICA, , ENSINO, CTSA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62520
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5827
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PLANO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS COM ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESENVOLVIDO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS PAU DOS FERROS, TEM COMO OBJETIVO CENTRAL EXPOR E DISCUTIR ESTRATÉGIAS OU METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO QUÍMICA. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA VISOU O ESTUDO DO ASSUNTO SEPARAÇÃO DE MISTURAS (QUE CONSISTE EM UM DOS CONCEITOS BÁSICOS PARA ESTUDAR QUÍMICA), ENVOLVENDO ALGUNS PASSOS COMO PLANEJAMENTO, PESQUISA DE CAMPO, ANALOGIAS, EXPERIMENTAÇÃO ATÉ OBTER UMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE), O MESMO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, CONTRIBUINDO COM A REFLEXÃO E ATUAÇÃO CRÍTICA SOCIAL DOS ALUNOS. AO FINAL OS GRUPOS CONFECCIONARAM DIÁRIOS DE BORDO ONDE EXPUSERAM TODO O PROCEDIMENTO REALIZADO ONDE DEIXARAM SUAS REFLEXÕES QUANTO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUÍMICA,, ENSINO, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID6555_03102019223419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RIBAMARA DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RIBAMARA ALVES "
    "autor_email" => "mara_alcialves@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62520
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5827
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PLANO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS COM ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESENVOLVIDO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS PAU DOS FERROS, TEM COMO OBJETIVO CENTRAL EXPOR E DISCUTIR ESTRATÉGIAS OU METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO QUÍMICA. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA VISOU O ESTUDO DO ASSUNTO SEPARAÇÃO DE MISTURAS (QUE CONSISTE EM UM DOS CONCEITOS BÁSICOS PARA ESTUDAR QUÍMICA), ENVOLVENDO ALGUNS PASSOS COMO PLANEJAMENTO, PESQUISA DE CAMPO, ANALOGIAS, EXPERIMENTAÇÃO ATÉ OBTER UMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE), O MESMO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, CONTRIBUINDO COM A REFLEXÃO E ATUAÇÃO CRÍTICA SOCIAL DOS ALUNOS. AO FINAL OS GRUPOS CONFECCIONARAM DIÁRIOS DE BORDO ONDE EXPUSERAM TODO O PROCEDIMENTO REALIZADO ONDE DEIXARAM SUAS REFLEXÕES QUANTO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUÍMICA,, ENSINO, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID6555_03102019223419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RIBAMARA DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RIBAMARA ALVES "
    "autor_email" => "mara_alcialves@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO DESENVOLVIDO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS PAU DOS FERROS, TEM COMO OBJETIVO CENTRAL EXPOR E DISCUTIR ESTRATÉGIAS OU METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO QUÍMICA. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA VISOU O ESTUDO DO ASSUNTO SEPARAÇÃO DE MISTURAS (QUE CONSISTE EM UM DOS CONCEITOS BÁSICOS PARA ESTUDAR QUÍMICA), ENVOLVENDO ALGUNS PASSOS COMO PLANEJAMENTO, PESQUISA DE CAMPO, ANALOGIAS, EXPERIMENTAÇÃO ATÉ OBTER UMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE), O MESMO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, CONTRIBUINDO COM A REFLEXÃO E ATUAÇÃO CRÍTICA SOCIAL DOS ALUNOS. AO FINAL OS GRUPOS CONFECCIONARAM DIÁRIOS DE BORDO ONDE EXPUSERAM TODO O PROCEDIMENTO REALIZADO ONDE DEIXARAM SUAS REFLEXÕES QUANTO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.