AS SERPENTES ESTÃO ENTRE OS ANIMAIS QUE MAIS SÃO CERCADOS DE MITOS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PRECONCEITO. ESTES FATORES CORROBORAM PARA ATITUDES ERRÔNEAS COMO O ABATE INDISCRIMINADO DO ANIMAL, DEVIDO A CULTURA POPULAR OU A FALTA DE CONHECIMENTO. PORTANTO, A PESQUISA BUSCOU AVALIAR O CONHECIMENTO E ATITUDES DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS SERPENTES. O TRABALHO APRESENTOU ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO E COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FOI ADOTADO UM FORMULÁRIO ELABORADO MEDIANTE O CONTEXTO DO ASSUNTO DE SERPENTES, ONDE AS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS. O MESMO FOI APLICADO EM DUAS SALAS DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE AGOSTO À NOVEMBRO DE 2018. OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AS ATITUDES DOS ESTUDANTES COM AS SERPENTES FORAM DISTRIBUÍDOS EM SEIS CATEGORIAS, SENDO A MAIS FREQUENTE “MANTER A DISTÂNCIA” DO ANIMAL. A CATEGORIA “MORTE” FOI UMA DAS MENOS CITADAS, MOSTRANDO-SE O RESULTADO SURPREENDENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTUDOS ENCONTRADOS NA LITERATURA QUE APARECEM ESTA ATITUDE COMO A MAIS CITADA. EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SERPENTES, A MINORIA ELENCARAM VÁRIAS, EM QUE FORAM CITADAS RELEVÂNCIA ECOLÓGICA, FARMACÊUTICA E ECONÔMICA. ENTRETANTO, A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES NÃO SABEM OU DIZEM QUE AS SERPENTES NÃO SÃO IMPORTANTES PARA O MEIO AMBIENTE. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA QUE DISSEMINE O CONHECIMENTO SOBRE INTERESSE MÉDICO E ECOLÓGICO DESSES ANIMAIS PARA A NATUREZA.