Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5509
    "inscrito_id" => 14306
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14306_03102019161732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALIDIA CLÍCIA SILVA SODRÉ"
    "autor_nome_curto" => "ALIDIA SODRÉ"
    "autor_email" => "alidia.itz@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5509
    "inscrito_id" => 14306
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14306_03102019161732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALIDIA CLÍCIA SILVA SODRÉ"
    "autor_nome_curto" => "ALIDIA SODRÉ"
    "autor_email" => "alidia.itz@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.