ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.