ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DE DADOS DO INAF QUE APONTA, PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA, QUE TRÊS A CADA DEZ BRASILEIROS, ENTRE QUINZE E SESSENTA E QUATRO ANOS, NÃO CONSEGUEM LER TEXTOS SIMPLES E DE NECESSIDADES SOCIAIS, PENSAMOS EM UTILIZAR OS TEXTOS MULTIMODAIS PARA CONTRIBUIR COM A ASCENSÃO DO NÍVEL DE ALFABETISMO. A MULTIMODALIDADE CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS SEMIÓTICOS, SEJAM VERBAIS OU NÃO. QUANDO HÁ UTILIZAÇÃO DE MAIS DE UMA UNIDADE DE SIGNIFICADO EM UM TEXTO, ESSE É RECONHECIDO COMO MULTIMODAL, OU SEJA, REÚNE DIVERSOS ELEMENTOS DOTADOS DE SENTIDO. O QUE PODE POSSIBILITAR MELHOR COMPREENSÃO DE SUA MENSAGEM. PARA COMPROVAR ESSAS AFIRMAÇÕES, UTILIZAMOS DOIS TEXTOS, UM VERBAL E OUTRO MULTIMODAL, COM TEMA RECORRENTE, COM UMA TURMA DE SEXTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PAUDALHO-PE. DEPOIS DE SOLICITARMOS A LEITURA DE AMBOS, ABRIMOS ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DO ASSUNTO. EXERCITANDO O QUE AFIRMAM VERGUEIRO E RAMOS (2009), QUE OS ESTUDANTES DEVEM INTERAGIR ENTRE SI, POIS SEM ISSO A AULA NÃO PASSARÁ DE MERA FORMALIDADE. ALÉM DE QUE A INTERAÇÃO E TROCA DE PERSPECTIVAS CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DE CONHECIMENTO DO OUTRO. ATRAVÉS DESSA TROCA DE CONHECIMENTOS, NOTAMOS QUE O TEXTO MULTIMODAL ALÉM DE TER SIDO MAIS ACEITO, TAMBÉM FOI O TEXTO QUE GEROU MAIS INTERAÇÃO, POIS DEIXOU MAIS EVIDENTE SUA MENSAGEM, CONTRIBUINDO PARA COMPREENSÃO DOS ALUNOS. NESSE ESTUDO VEREMOS OS FUNDAMENTOS PARA QUE ESSE TIPO DE TEXTO TENHA SIDO BENQUISTO, UTILIZANDO KLEIMAM (2007), KRESS, G. & VAN LEEUWEN (1996), KOCH & TRAVAGLIA (1992) E SELVATICI (2007) PARA EMBASAR AS TEORIAS APLICADAS.