ESTE ARTIGO VERSA SOBRE AS POSSÍVEIS RELAÇÕES INTERMITENTES DOS ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO OS ALUNOS DO NÍVEL II, A PARTIR DAS ANÁLISES/INTERPRETAÇÕES DOS GESTORES ACERCA DO FENÔMENO, SENDO ELES - OS GESTORES - REPRESENTADOS PELA INSPEÇÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO, DIREÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA LÓCUS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO LAGOA AZUL, ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO COMPREENDER AS PRINCIPAIS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS E ALUNAS PODEM VIR A ESTABELECER RELAÇÕES INTERMITENTES COM A ESCOLA, CONSIDERANDO O OLHAR DOS GESTORES. A PESQUISA TEVE SUA GÊNESE NO SEIO DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS ESTABELECIDAS COM A EJA EM TRÊS MOMENTOS DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: UM ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO SESC-RN, NO PIBID-UFRN E NO PROJETO DE EXTENSÃO EJA EM MOVIMENTO-UFRN, EM TODAS AS EXPERIÊNCIAS, A INTERMITÊNCIA DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE FOI UM FATOR MARCANTE, PERCEBIDO NA CULTURA DOS ALUNOS (AS). PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÕES DESTE TRABALHO RECORREMOS AOS ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARROYO (2009); CHARLOT (2000); MAMED (2004); SAMPAIO (2009), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, ANALISAMOS DE FORMA QUANTITATIVA OS CASOS DE ALUNOS E ALUNAS QUE ABANDONARAM A ESCOLA EM UM DETERMINADO ANO E RETORNARAM NO ANO SEGUINTE ENTRE 2013 E 2018. AO CONCLUIR A PESQUISA, ALÉM DE COMPREENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE A INTERMITÊNCIA, FOI POSSÍVEL AINDA, PERCEBERMOS QUE AS RAZÕES LEVANTADAS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS.