Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONSELHO ESCOLAR – CAMINHOS POSSÍVEIS PARA DEMOCRACIA

Palavra-chaves: CONSELHO ESCOLAR, PARTICIPAÇÃO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) AVALIAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este texto tem como objeto de estudo o Conselho Escolar. Tem como objetivo central compreender o funcionamento do conselho escolar em uma escola municipal da rede de ensino de Altamira-Pa. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o conselho escolar e a atuação do mesmo nas questões administrativas pedagógicas da escola. Foram realizadas entrevistas estruturadas com três integrantes do conselho escolar afim de identificarmos suas percepções em relação às suas atuações neste órgão colegiado. O resultado constatado em relação a atuação do conselho escolar é que existe um conselho que atua para resolver problemas que surgem na escola e na aplicação dos recursos financeiros. A participação dos conselheiros não é programada periodicamente e sim quando surge um problema a ser resolvido e há empecilhos para a participação das atividades inerentes ao conselho, as decisões não são democráticas e não há formação para atuar como conselheiro.

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