Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CONHECIMENTO PRÉVIO DOS DISCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Palavra-chaves: SABER TRADICIONAL, ESPÉCIES MEDICINAIS, SABERES FARMACOLÓGICOS Pôster (PO) AT 10: Saúde: Ciência e Saberes
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Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

AS PLANTAS MEDICINAIS CONSTITUEM UM GRUPO DE VEGETAIS QUE APRESENTAM PRINCÍPIO ATIVO O QUAL PODE SER ADMINISTRADO COM FINS TERAPÊUTICOS. SÃO UTILIZADOS POR COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO REMÉDIOS CASEIROS E REPRESENTA A MATÉRIA PRIMA NECESSÁRIA À PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E FITOTERÁPICOS. CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO SOBRE A MEDICINA POPULAR QUE SE ARRASTA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS A RESPEITO DOS FITOFÁRMACOS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM LEVANTAMENTO SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS DISCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. ESSA PESQUISA É DE NATUREZA TRANSVERSAL, DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA, FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO A SETEMBRO DE 2018 COM 37 ALUNOS DA INSTITUIÇÃO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE PB. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS DO 2° ANO C E E DO ENSINO MÉDIO, ANTES E APÓS AS AULAS TEÓRICAS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, ESCOLHEU-SE TRABALHAR COM ESSA SÉRIE DEVIDO OS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA ESTAREM INSERIDOS NA GRADE CURRICULAR DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE MAIORIA DOS DISCENTES ADQUIRIU CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS ATRAVÉS DA FAMÍLIA E APÓS AS AULAS TEÓRICAS O NÍVEL DE CONHECIMENTO AUMENTOU, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA ESCOLA. A CANNABIS SATIVA, A ALOE VERA E A MENTHA FORAM AS ESPÉCIES MAIS CONHECIDAS PELOS DISCENTES. MUNIDOS DE CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO, A MAIORIA DOS ALUNOS AFIRMOU QUE JÁ FEZ USO DE ALGUM TIPO DE PLANTA MEDICINAL E QUE JÁ USOU PRODUTOS ORIUNDOS DAS MESMAS, APRESENTANDO INTERESSE EM OBTER MAIS CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO.

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