Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

PRÁTICAS MACHISTAS E LESBOFÓBICAS: A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO CONSERVADOR

Palavra-chaves: CONSERVADORISMO, RETÓRICA, LESBOFOBIA, MACHISMO, MACHISMO Comunicação Oral (CO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO PROCURA COMPREENDER A RETÓRICA ARGUMENTATIVA DO PENSAMENTO CONSERVADOR, ESPECIALMENTE A MANEIRA RELATIVAMENTE FIXA DE SUAS PRESSUPOSIÇÕES. ESSAS ACOMPANHAM MODELOS INVARIANTES DE ARGUMENTAÇÕES TEÓRICAS. IGUALMENTE, TAL PENSAMENTO INFLUENCIA AS ALOCUÇÕES, AS ATITUDES, AS PRÁTICAS MACHISTAS E LESBOFÓBICAS NA SOCIEDADE E NOS COTIDIANOS DE MUITOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES. A PARTIR DE UMA PESQUISA TECIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FAETEC (FUNDAÇÃO DE APOIO A ESCOLA TÉCNICA), FOI APREENDIDO QUE O PENSAMENTO CONSERVADOR É UM DOS ELEMENTOS QUE NORTEIA O DISCURSO E AS PRÁTICAS MACHISTAS E CHAUVINISTAS EM RELAÇÃO A UMA ALUNA LÉSBICA. A METODOLOGIA USADA FOI O PARADIGMA INDICIÁRIO DE CARLO GINZBURG. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS E NARRATIVAS DESTA ALUNA FOI PERCEBIDO QUE ELA SOFRIA PROCESSOS DE EXCLUSÃO QUE SE MATERIALIZAVAM EM PRÁTICAS LESBOFÓBICAS. FOI APREENDIDO TAMBÉM QUE OS PROCEDIMENTOS DE DISCRIMINAÇÃO E PERSEGUIÇÃO, FRUTOS DE UM PENSAMENTO CONSERVADOR INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS IDENTIDADES DE TODXS XS ESTUDANTES.

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