Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES.

Palavra-chaves: METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA Pôster (PO) GT-13 – Ensino de Sociologia
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64379
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES."
    "resumo" => """
      A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES\r\n
      \r\n
      OL?VIA FERNANDES \r\n
      TEDMA FARIAS SILVA \r\n
      RAYANNA FELIPE RIBEIRO \r\n
      JUSSARA NATÁLIA MOREIRA B?LENS (ORIENTADORA)  \r\n
      \r\n
      \t\t\r\n
      RESUMO\r\n
      ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A OUTUBRO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, FOMENTADA PELA CAPES-UEPB. O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELENS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. DIANTE DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, OBSERVA-SE QUE O COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA SE APRESENTA COM UM GRANDE DESAFIO: DINAMIZAR A AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA E VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS-ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. OBSERVA-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA PONTE ENTRE OS SABERES DOS ESTUDANTES, COM OS SABERES DOCENTES E CIENTÍFICOS. CONSIDERANDO ESSAS QUESTÕES OBSERVADAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DO ESTUDO DE BASE ETNOGRÁFICA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA BUSCOU RESPALDO NOS CONCEITOS DA ?TRANSVERSALIDADE? DE EDGARD MORIN (2012), QUE COMPREENDE O INDIV?DUO DE FORMA GLOBAL E NÃO DE MANEIRA ISOLADA. E ISSO ROMPE COM O ENSINO LINEAR E UNILATERAL. TAMBÉM SE RESPALDOU EM PAULO FREIRE (1996), ESPECIFICAMENTE EM SUA OBRA ?PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?, NA QUAL O PEDAGOGO APRESENTA METODOLOGIAS E SABERES NECESSÁRIOS PARA VALIDAR A ATUAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, COM FINS A SUA AUTONOMIA. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVES: METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID186_01102019054524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OL?VIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OL?VIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64379
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES."
    "resumo" => """
      A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES\r\n
      \r\n
      OL?VIA FERNANDES \r\n
      TEDMA FARIAS SILVA \r\n
      RAYANNA FELIPE RIBEIRO \r\n
      JUSSARA NATÁLIA MOREIRA B?LENS (ORIENTADORA)  \r\n
      \r\n
      \t\t\r\n
      RESUMO\r\n
      ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A OUTUBRO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, FOMENTADA PELA CAPES-UEPB. O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELENS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. DIANTE DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, OBSERVA-SE QUE O COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA SE APRESENTA COM UM GRANDE DESAFIO: DINAMIZAR A AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA E VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS-ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. OBSERVA-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA PONTE ENTRE OS SABERES DOS ESTUDANTES, COM OS SABERES DOCENTES E CIENTÍFICOS. CONSIDERANDO ESSAS QUESTÕES OBSERVADAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DO ESTUDO DE BASE ETNOGRÁFICA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA BUSCOU RESPALDO NOS CONCEITOS DA ?TRANSVERSALIDADE? DE EDGARD MORIN (2012), QUE COMPREENDE O INDIV?DUO DE FORMA GLOBAL E NÃO DE MANEIRA ISOLADA. E ISSO ROMPE COM O ENSINO LINEAR E UNILATERAL. TAMBÉM SE RESPALDOU EM PAULO FREIRE (1996), ESPECIFICAMENTE EM SUA OBRA ?PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?, NA QUAL O PEDAGOGO APRESENTA METODOLOGIAS E SABERES NECESSÁRIOS PARA VALIDAR A ATUAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, COM FINS A SUA AUTONOMIA. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVES: METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID186_01102019054524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OL?VIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OL?VIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES OL?VIA FERNANDES TEDMA FARIAS SILVA RAYANNA FELIPE RIBEIRO JUSSARA NATÁLIA MOREIRA B?LENS (ORIENTADORA) RESUMO ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A OUTUBRO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, FOMENTADA PELA CAPES-UEPB. O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELENS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. DIANTE DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, OBSERVA-SE QUE O COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA SE APRESENTA COM UM GRANDE DESAFIO: DINAMIZAR A AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA E VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS-ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. OBSERVA-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA PONTE ENTRE OS SABERES DOS ESTUDANTES, COM OS SABERES DOCENTES E CIENTÍFICOS. CONSIDERANDO ESSAS QUESTÕES OBSERVADAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DO ESTUDO DE BASE ETNOGRÁFICA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA BUSCOU RESPALDO NOS CONCEITOS DA ?TRANSVERSALIDADE? DE EDGARD MORIN (2012), QUE COMPREENDE O INDIV?DUO DE FORMA GLOBAL E NÃO DE MANEIRA ISOLADA. E ISSO ROMPE COM O ENSINO LINEAR E UNILATERAL. TAMBÉM SE RESPALDOU EM PAULO FREIRE (1996), ESPECIFICAMENTE EM SUA OBRA ?PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?, NA QUAL O PEDAGOGO APRESENTA METODOLOGIAS E SABERES NECESSÁRIOS PARA VALIDAR A ATUAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, COM FINS A SUA AUTONOMIA. PALAVRAS-CHAVES: METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.