ESTE RESUMO OBJETIVA MOSTRAR ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR OS ALUNOS NA PRODUÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LÍNGUA INGLESA (LI) ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NOS GÊNEROS MULTIMODAIS EM AMBIENTES ONLINE E OFFLINE. O TRABALHO, EM FORMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, TEVE COMO BASE DOIS GÊNEROS MULTIMODAIS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS: O MAPA MENTAL, COMO ATIVIDADE OFFLINE, E AS TIRINHAS, DE FORMA ONLINE. A METODOLOGIA FOI FEITA PELA ANÁLISE QUALITATIVA, BASEADA NA PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOS AUTORES ENQUANTO ESTAGI?RIOS PIBIDIANOS NA ESCOLA ESTADUAL CIDADE INTEGRAL DR. ELP?DIO DE ALMEIDA, EM CAMPINA GRANDE/PB, E FUNDAMENTADA NAS TEORIAS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), FRIESEN (2012), MEDEIROS (2014), KRESS (2003), PRENSKY (2010) E MUIR-HERZIG (2004). APÓS A OBSERVAÇÃO E COMPARAÇÃO DAS PRODUÇÕES MULTIMODAIS DOS ALUNOS, IDENTIFICA-SE QUE, AO FAZEREM USO DAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA PARA A PRODUÇÃO DAS TIRINHAS, OS ALUNOS OBTIVERAM UM MELHOR DESEMPENHO NA RELAÇÃO CONTEÚDO/GÊNERO MULTIMODAL, ENQUANTO QUE REFERENTE A ATIVIDADE OFFLINE, VERIFICOU-SE A DESMOTIVAÇÃO DA TURMA NO TOCANTE CONTEÚDO/GÊNERO MULTIMODAL. PARTINDO DESTA PREMISSA, ? POSSÍVEL CONCLUIR QUE AS TDICS, SE UTILIZADAS DE FORMA SISTEMÁTICA, PODEM AUXILIAR DE FORMA EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LI.