Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A TEORIA PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: PIBID., ENSINO., FORMAÇÃO DOCENTE., IDENTIDADE PROFISSIONAL. Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64382
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "A TEORIA PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. PARA TANTO, ANALISAMOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS DA UEPB ? CAMPUS I, NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. ESSA EXPERIÊNCIA SE DEU POR MEIO DA ABORDAGEM DO GÊNERO FOLHETO DE CORDEL, COM A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ?VERSOS QUE CONTAM?, QUE TEVE COMO INTUITO RESGATAR E ESTIMULAR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR, RESPEITANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, ALÉM DE TRABALHAR COM OS DISCENTES AS CAPACIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. NOSSAS REFLEXÕES TIVERAM COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), GATTI (2010, 2014), PIMENTA E LIMA (2004), PIMENTA (1999), TARDIF (2010), ENTRE OUTROS. A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOMOS MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PUDEMOS REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSE PROGRAMA PROPICIOU A ARTICULAÇÃO DA TEORIA ESTUDADA NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO COM O CONTEXTO PROFISSIONAL, FAZENDO-NOS (RE)PENSAR SOBRE AS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID., ENSINO., FORMAÇÃO DOCENTE., IDENTIDADE PROFISSIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID765_19102019150112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISLLAYNE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CHRIS FARIAS"
    "autor_email" => "chrisfarias_s@outlook.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64382
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "A TEORIA PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. PARA TANTO, ANALISAMOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS DA UEPB ? CAMPUS I, NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. ESSA EXPERIÊNCIA SE DEU POR MEIO DA ABORDAGEM DO GÊNERO FOLHETO DE CORDEL, COM A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ?VERSOS QUE CONTAM?, QUE TEVE COMO INTUITO RESGATAR E ESTIMULAR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR, RESPEITANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, ALÉM DE TRABALHAR COM OS DISCENTES AS CAPACIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. NOSSAS REFLEXÕES TIVERAM COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), GATTI (2010, 2014), PIMENTA E LIMA (2004), PIMENTA (1999), TARDIF (2010), ENTRE OUTROS. A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOMOS MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PUDEMOS REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSE PROGRAMA PROPICIOU A ARTICULAÇÃO DA TEORIA ESTUDADA NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO COM O CONTEXTO PROFISSIONAL, FAZENDO-NOS (RE)PENSAR SOBRE AS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID., ENSINO., FORMAÇÃO DOCENTE., IDENTIDADE PROFISSIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID765_19102019150112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISLLAYNE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CHRIS FARIAS"
    "autor_email" => "chrisfarias_s@outlook.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. PARA TANTO, ANALISAMOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS DA UEPB ? CAMPUS I, NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. ESSA EXPERIÊNCIA SE DEU POR MEIO DA ABORDAGEM DO GÊNERO FOLHETO DE CORDEL, COM A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ?VERSOS QUE CONTAM?, QUE TEVE COMO INTUITO RESGATAR E ESTIMULAR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR, RESPEITANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, ALÉM DE TRABALHAR COM OS DISCENTES AS CAPACIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. NOSSAS REFLEXÕES TIVERAM COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), GATTI (2010, 2014), PIMENTA E LIMA (2004), PIMENTA (1999), TARDIF (2010), ENTRE OUTROS. A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOMOS MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PUDEMOS REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSE PROGRAMA PROPICIOU A ARTICULAÇÃO DA TEORIA ESTUDADA NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO COM O CONTEXTO PROFISSIONAL, FAZENDO-NOS (RE)PENSAR SOBRE AS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.