NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. PARA TANTO, ANALISAMOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS DA UEPB ? CAMPUS I, NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. ESSA EXPERIÊNCIA SE DEU POR MEIO DA ABORDAGEM DO GÊNERO FOLHETO DE CORDEL, COM A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ?VERSOS QUE CONTAM?, QUE TEVE COMO INTUITO RESGATAR E ESTIMULAR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR, RESPEITANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, ALÉM DE TRABALHAR COM OS DISCENTES AS CAPACIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. NOSSAS REFLEXÕES TIVERAM COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), GATTI (2010, 2014), PIMENTA E LIMA (2004), PIMENTA (1999), TARDIF (2010), ENTRE OUTROS. A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOMOS MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PUDEMOS REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSE PROGRAMA PROPICIOU A ARTICULAÇÃO DA TEORIA ESTUDADA NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO COM O CONTEXTO PROFISSIONAL, FAZENDO-NOS (RE)PENSAR SOBRE AS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.