Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL;, ENSINO DE GEOGRAFIA;, TRABALHO DE CAMPO. Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64408
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA. PARA A REFLEXÃO PROPOSTA FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO TOMITA (1999), MARCOS (2006), VESENTINI & VLACH (2005), SILVA & MELO (2008), NUNES (2000) E OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA EM TELA. DE MODO A COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FOI REALIZADO UM TRABALHO DE CAMPO COM ALUNOS DO 7º ANO, DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CAMPO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, ISSO POIS OS ESTUDANTES PASSARAM A OBSERVAR O APRENDIZADO ENQUANTO UM CONHECIMENTO CONCRETO E INERENTE AO SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL;, ENSINO DE GEOGRAFIA;, TRABALHO DE CAMPO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID202_25092019133543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGO MARINHO SERAFIM BORGES"
    "autor_nome_curto" => "IGO MARINHO "
    "autor_email" => "igomarinho27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64408
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA. PARA A REFLEXÃO PROPOSTA FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO TOMITA (1999), MARCOS (2006), VESENTINI & VLACH (2005), SILVA & MELO (2008), NUNES (2000) E OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA EM TELA. DE MODO A COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FOI REALIZADO UM TRABALHO DE CAMPO COM ALUNOS DO 7º ANO, DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CAMPO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, ISSO POIS OS ESTUDANTES PASSARAM A OBSERVAR O APRENDIZADO ENQUANTO UM CONHECIMENTO CONCRETO E INERENTE AO SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL;, ENSINO DE GEOGRAFIA;, TRABALHO DE CAMPO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID202_25092019133543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGO MARINHO SERAFIM BORGES"
    "autor_nome_curto" => "IGO MARINHO "
    "autor_email" => "igomarinho27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CONTEXTO DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA. PARA A REFLEXÃO PROPOSTA FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO TOMITA (1999), MARCOS (2006), VESENTINI & VLACH (2005), SILVA & MELO (2008), NUNES (2000) E OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA EM TELA. DE MODO A COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FOI REALIZADO UM TRABALHO DE CAMPO COM ALUNOS DO 7º ANO, DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CAMPO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, ISSO POIS OS ESTUDANTES PASSARAM A OBSERVAR O APRENDIZADO ENQUANTO UM CONHECIMENTO CONCRETO E INERENTE AO SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.