Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS REVEBERAÇÕES DO PROCESSO DE (DES) VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: O OLHAR DE UMA BOLSISTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAR ESTADUAL DA CIDADE DA CIDADE DE AREIA -PB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRAT?GICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) GT-13 – Ensino de Sociologia
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64414
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 591
    "titulo" => "AS REVEBERAÇÕES DO PROCESSO DE (DES) VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: O OLHAR DE UMA BOLSISTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAR ESTADUAL DA CIDADE DA CIDADE DE AREIA -PB"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTA REFLEXÃO ? RESULTANTE DAS OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA\r\n
      DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (UEPB), O QUAL RECEBE O APOIO DA CAPES. ESTE TRABALHO\r\n
      TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA\r\n
      DE SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, FEZ-SE USO DA PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE\r\n
      OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE UMA\r\n
      ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE AREIA-PB. COMO ARCABOU?O TEÓRICO, BUSCOU-SE\r\n
      EMBASAMENTO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE (1996) E NO CONCEITO DE ESCOLA UNIT?RIA A\r\n
      PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI (2011). A PARTIR DAS PRINCIPAIS MATRIZES TEÓRICAS ABORDADAS\r\n
      NESSE TRABALHO, FOI POSSÍVEL ANALISAR A RELAÇÃO INDISSOCI?VEL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, COMO\r\n
      TAMBÉM, REFLETIR MANEIRAS PARA VALORIZAÇÃO DESSA DISCIPLINA. ? PRECISO RECONHECER A URG?NCIA\r\n
      DE PROFISSIONAIS GRADUADOS EM LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUE DEMARQUEM SUA ATUAÇÃO NO\r\n
      ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, RESSALTA-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?CAPACITA? ESSES GRADUANDOS\r\n
      PARA ATUAREM NAS DEMANDAS QUE SURGEM NA ESCOLA, UMA VEZ QUE ESTE PROGRAMA APROXIMA AS\r\n
      LICENCIATURAS DE SOCIOLOGIA COM AS/OS ALUNAS/OS, PROFESSORE/AS E A ESCOLA COMO UMA DAS\r\n
      ESTRAT?GICAS PARA VALORIZAÇÃO DESTE COMPONENTE CURRICULAR.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DOCENTE; ENSINO DA SOCIOLOGIA; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRAT?GICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID591_19102019200302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIA VALENTIM SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIA VALENTIM "
    "autor_email" => "valdeniasantos13.vs@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64414
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 591
    "titulo" => "AS REVEBERAÇÕES DO PROCESSO DE (DES) VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: O OLHAR DE UMA BOLSISTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAR ESTADUAL DA CIDADE DA CIDADE DE AREIA -PB"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTA REFLEXÃO ? RESULTANTE DAS OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA\r\n
      DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (UEPB), O QUAL RECEBE O APOIO DA CAPES. ESTE TRABALHO\r\n
      TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA\r\n
      DE SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, FEZ-SE USO DA PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE\r\n
      OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE UMA\r\n
      ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE AREIA-PB. COMO ARCABOU?O TEÓRICO, BUSCOU-SE\r\n
      EMBASAMENTO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE (1996) E NO CONCEITO DE ESCOLA UNIT?RIA A\r\n
      PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI (2011). A PARTIR DAS PRINCIPAIS MATRIZES TEÓRICAS ABORDADAS\r\n
      NESSE TRABALHO, FOI POSSÍVEL ANALISAR A RELAÇÃO INDISSOCI?VEL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, COMO\r\n
      TAMBÉM, REFLETIR MANEIRAS PARA VALORIZAÇÃO DESSA DISCIPLINA. ? PRECISO RECONHECER A URG?NCIA\r\n
      DE PROFISSIONAIS GRADUADOS EM LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUE DEMARQUEM SUA ATUAÇÃO NO\r\n
      ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, RESSALTA-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?CAPACITA? ESSES GRADUANDOS\r\n
      PARA ATUAREM NAS DEMANDAS QUE SURGEM NA ESCOLA, UMA VEZ QUE ESTE PROGRAMA APROXIMA AS\r\n
      LICENCIATURAS DE SOCIOLOGIA COM AS/OS ALUNAS/OS, PROFESSORE/AS E A ESCOLA COMO UMA DAS\r\n
      ESTRAT?GICAS PARA VALORIZAÇÃO DESTE COMPONENTE CURRICULAR.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DOCENTE; ENSINO DA SOCIOLOGIA; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 – Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRAT?GICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA29_ID591_19102019200302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIA VALENTIM SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIA VALENTIM "
    "autor_email" => "valdeniasantos13.vs@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

RESUMO ESTA REFLEXÃO ? RESULTANTE DAS OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (UEPB), O QUAL RECEBE O APOIO DA CAPES. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, FEZ-SE USO DA PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE AREIA-PB. COMO ARCABOU?O TEÓRICO, BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE (1996) E NO CONCEITO DE ESCOLA UNIT?RIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI (2011). A PARTIR DAS PRINCIPAIS MATRIZES TEÓRICAS ABORDADAS NESSE TRABALHO, FOI POSSÍVEL ANALISAR A RELAÇÃO INDISSOCI?VEL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, COMO TAMBÉM, REFLETIR MANEIRAS PARA VALORIZAÇÃO DESSA DISCIPLINA. ? PRECISO RECONHECER A URG?NCIA DE PROFISSIONAIS GRADUADOS EM LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUE DEMARQUEM SUA ATUAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, RESSALTA-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?CAPACITA? ESSES GRADUANDOS PARA ATUAREM NAS DEMANDAS QUE SURGEM NA ESCOLA, UMA VEZ QUE ESTE PROGRAMA APROXIMA AS LICENCIATURAS DE SOCIOLOGIA COM AS/OS ALUNAS/OS, PROFESSORE/AS E A ESCOLA COMO UMA DAS ESTRAT?GICAS PARA VALORIZAÇÃO DESTE COMPONENTE CURRICULAR. PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DOCENTE; ENSINO DA SOCIOLOGIA; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.