Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DA ESCRITA ? REESCRITA: PRATICANDO O GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS? EM UMA TURMA DE 7º ANO

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, REESCRITA, PIBID Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64447
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 132
    "titulo" => """
      DA ESCRITA ? REESCRITA:\r\n
      PRATICANDO O GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS? EM UMA TURMA DE 7º ANO
      """
    "resumo" => "A ESCRITA DE TEXTOS DEVE SER UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE MANEIRA QUE O ALUNO CONSIGA, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS, SE APROPRIAR DA ESCRITA COMO FERRAMENTA SOCIAL E INTERVIR NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS EM QUE ESSA FERRAMENTA SE FIZER NECESSÁRIA. ENTRETANTO, O EXERCÍCIO DA ESCRITA ? UMA PRÁTICA INERENTE, AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, NOTAMOS QUE O EXERCÍCIO DA REESCRITA NÃO ? UMA PRÁTICA TÃO CORRIQUEIRA ASSIM. A AUSÊNCIA DE TAL PRÁTICA LEVA ? CREN?A DE QUE A ESCRITA ? UM DOM E, PORTANTO, INACESS?VEL PARA AQUELES QUE NÃO FORAM ILUMINADOS, QUANDO, NA REALIDADE, A ESCRITA ? UM PROCESSO DO QUAL A REESCRITA ? UMA ETAPA DE SUMA IMPORTÂNCIA. CONSIDERANDO-SE, ENTÃO, A IMPORTÂNCIA QUE O PAR ESCRITA/REESCRITA TEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA DOS ALUNOS, ESTE TRABALHO DETER-SE-? NA APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ESCRITA E REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS?. A PROPOSTA QUE IREMOS APRESENTAR FOI VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE MONTEIRO ONDE TEMOS REALIZADO INTERVENÇÕES DIDÁTICAS COMO PARTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). SUBSIDIAMO-NOS, NA ELABORAÇÃO DE TAL PROPOSTA, NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE SERCUNDES (2004), JESUS (2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, REESCRITA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID132_12102019212712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE AVELINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE AVELINO "
    "autor_email" => "jaquelineasilva262@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB- CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64447
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 132
    "titulo" => """
      DA ESCRITA ? REESCRITA:\r\n
      PRATICANDO O GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS? EM UMA TURMA DE 7º ANO
      """
    "resumo" => "A ESCRITA DE TEXTOS DEVE SER UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE MANEIRA QUE O ALUNO CONSIGA, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS, SE APROPRIAR DA ESCRITA COMO FERRAMENTA SOCIAL E INTERVIR NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS EM QUE ESSA FERRAMENTA SE FIZER NECESSÁRIA. ENTRETANTO, O EXERCÍCIO DA ESCRITA ? UMA PRÁTICA INERENTE, AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, NOTAMOS QUE O EXERCÍCIO DA REESCRITA NÃO ? UMA PRÁTICA TÃO CORRIQUEIRA ASSIM. A AUSÊNCIA DE TAL PRÁTICA LEVA ? CREN?A DE QUE A ESCRITA ? UM DOM E, PORTANTO, INACESS?VEL PARA AQUELES QUE NÃO FORAM ILUMINADOS, QUANDO, NA REALIDADE, A ESCRITA ? UM PROCESSO DO QUAL A REESCRITA ? UMA ETAPA DE SUMA IMPORTÂNCIA. CONSIDERANDO-SE, ENTÃO, A IMPORTÂNCIA QUE O PAR ESCRITA/REESCRITA TEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA DOS ALUNOS, ESTE TRABALHO DETER-SE-? NA APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ESCRITA E REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS?. A PROPOSTA QUE IREMOS APRESENTAR FOI VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE MONTEIRO ONDE TEMOS REALIZADO INTERVENÇÕES DIDÁTICAS COMO PARTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). SUBSIDIAMO-NOS, NA ELABORAÇÃO DE TAL PROPOSTA, NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE SERCUNDES (2004), JESUS (2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, REESCRITA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID132_12102019212712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE AVELINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE AVELINO "
    "autor_email" => "jaquelineasilva262@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB- CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A ESCRITA DE TEXTOS DEVE SER UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE MANEIRA QUE O ALUNO CONSIGA, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS, SE APROPRIAR DA ESCRITA COMO FERRAMENTA SOCIAL E INTERVIR NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS EM QUE ESSA FERRAMENTA SE FIZER NECESSÁRIA. ENTRETANTO, O EXERCÍCIO DA ESCRITA ? UMA PRÁTICA INERENTE, AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, NOTAMOS QUE O EXERCÍCIO DA REESCRITA NÃO ? UMA PRÁTICA TÃO CORRIQUEIRA ASSIM. A AUSÊNCIA DE TAL PRÁTICA LEVA ? CREN?A DE QUE A ESCRITA ? UM DOM E, PORTANTO, INACESS?VEL PARA AQUELES QUE NÃO FORAM ILUMINADOS, QUANDO, NA REALIDADE, A ESCRITA ? UM PROCESSO DO QUAL A REESCRITA ? UMA ETAPA DE SUMA IMPORTÂNCIA. CONSIDERANDO-SE, ENTÃO, A IMPORTÂNCIA QUE O PAR ESCRITA/REESCRITA TEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA DOS ALUNOS, ESTE TRABALHO DETER-SE-? NA APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ESCRITA E REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ?MEMÓRIAS LITERÁRIAS?. A PROPOSTA QUE IREMOS APRESENTAR FOI VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE MONTEIRO ONDE TEMOS REALIZADO INTERVENÇÕES DIDÁTICAS COMO PARTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). SUBSIDIAMO-NOS, NA ELABORAÇÃO DE TAL PROPOSTA, NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE SERCUNDES (2004), JESUS (2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.