ESTE TRABALHO FOI PRODUZIDO COM BASE NOS RESULTADOS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FINANCIADO PELA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR), NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ODILON NELSON DANTAS, CUITEGI - PB. DESENVOLVEMOS O PROJETO PAINTING, DRAWING AND LEARNING AO IDENTIFICARMOS UMA NECESSIDADE CRESCENTE ENTRE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO AO INTERPRETAR TEXTOS ESCRITOS E COMPREENDER SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. VISAMOS, A PARTIR DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, EXPOR OS OBJETIVOS, METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DO CONTEÚDO PRODUZIDO NO PROJETO, EM COLABORAÇÃO COM AS TURMAS DO 8º ANO FUNDAMENTAL E 2º ANO MÉDIO NO DECORRER DO 3º BIMESTRE LETIVO DE 2019, DURANTE O PERÍODO DE ATUAÇÃO DO PRP NA ESCOLA. COM O PROJETO, PRETENDEMOS ESTIMULAR AS HABILIDADES COGNITIVAS E INTERCULTURAIS DOS ALUNOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS INTERARTES PARA A PRODUÇÃO DE PINTURAS, DESENHOS OU HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EMBASADOS EM POEMAS OU CONTOS DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA, DANDO ABERTURA A NOVAS INTERPRETAÇÕES E CRIAÇÃO DE FINAIS ALTERNATIVOS OU REPRESENTAÇÕES DE ALGUNS DOS TEXTOS. PARA FOMENTAR NOSSA PESQUISA TEORICAMENTE E JUSTIFICAR O USO DE NOSSAS METODOLOGIAS, UTILIZAMOS TEXTOS COMO THIMOTEO (2013) E SALAZAR (2015), ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).