Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELEVO Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64611
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => """
      O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO\r\n
      NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS\r\n
      ATIVAS
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELEVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID175_19102019171153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO RAMOS BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "ramosbarretof5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64611
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => """
      O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO\r\n
      NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS\r\n
      ATIVAS
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELEVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID175_19102019171153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO RAMOS BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "ramosbarretof5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.