Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS DE ENSINO SOB A INFLUÊNCIA DOS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: PROVA BRASIL, LÍNGUA PORTUGUESA, DESAFIOS E REFLEXÕES Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64649
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 363
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO SOB A INFLUÊNCIA DOS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "DADA A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM TORNO DA PREPARAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PARA A PROVA BRASIL, A PARTIR DE DESCRITORES PROPOSTOS PELA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS, DESENVOLVEMOS UMA SÉRIE DE AULAS AO LONGO DO ANO LETIVO NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, SITUADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, MAIS ESPECIFICADAMENTE EM UMA TURMA DO NONO ANO.  ASSIM, SURGE A PROPOSTA DO REFERIDO TRABALHO: APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS RESIDENTES AO LONGO DA JORNADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO TOCANTE A PREPARAR AULAS TENDO COMO BASE OS DESCRITORES, BEM COMO LECIONAR BUSCANDO DESENVOLVER AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS POR CADA DESCRITOR. PARA TANTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM SEIS RESIDENTES, NO QUAL ELES DEVERIAM CITAR PELO MENOS TRÊS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DESCRITORES. AINDA BUSCAMOS EXPOR O QUANTO FOI SIGNIFICATIVO ESSE TRABALHO PARA NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA E ENQUANTO SUJEITOS QUE NECESSITAM RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS, A FIM DE ATENDER ÀS DEMANDAS EXISTENTES NO CERNE DA EDUCAÇÃO FORMADORA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PROVA BRASIL, LÍNGUA PORTUGUESA, DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID363_20102019234544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIETE DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "SONIETE ALVES"
    "autor_email" => "sonietealves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64649
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 363
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO SOB A INFLUÊNCIA DOS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "DADA A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM TORNO DA PREPARAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PARA A PROVA BRASIL, A PARTIR DE DESCRITORES PROPOSTOS PELA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS, DESENVOLVEMOS UMA SÉRIE DE AULAS AO LONGO DO ANO LETIVO NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, SITUADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, MAIS ESPECIFICADAMENTE EM UMA TURMA DO NONO ANO.  ASSIM, SURGE A PROPOSTA DO REFERIDO TRABALHO: APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS RESIDENTES AO LONGO DA JORNADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO TOCANTE A PREPARAR AULAS TENDO COMO BASE OS DESCRITORES, BEM COMO LECIONAR BUSCANDO DESENVOLVER AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS POR CADA DESCRITOR. PARA TANTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM SEIS RESIDENTES, NO QUAL ELES DEVERIAM CITAR PELO MENOS TRÊS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DESCRITORES. AINDA BUSCAMOS EXPOR O QUANTO FOI SIGNIFICATIVO ESSE TRABALHO PARA NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA E ENQUANTO SUJEITOS QUE NECESSITAM RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS, A FIM DE ATENDER ÀS DEMANDAS EXISTENTES NO CERNE DA EDUCAÇÃO FORMADORA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PROVA BRASIL, LÍNGUA PORTUGUESA, DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID363_20102019234544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIETE DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "SONIETE ALVES"
    "autor_email" => "sonietealves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

DADA A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM TORNO DA PREPARAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PARA A PROVA BRASIL, A PARTIR DE DESCRITORES PROPOSTOS PELA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS, DESENVOLVEMOS UMA SÉRIE DE AULAS AO LONGO DO ANO LETIVO NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, SITUADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, MAIS ESPECIFICADAMENTE EM UMA TURMA DO NONO ANO. ASSIM, SURGE A PROPOSTA DO REFERIDO TRABALHO: APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS RESIDENTES AO LONGO DA JORNADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO TOCANTE A PREPARAR AULAS TENDO COMO BASE OS DESCRITORES, BEM COMO LECIONAR BUSCANDO DESENVOLVER AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS POR CADA DESCRITOR. PARA TANTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM SEIS RESIDENTES, NO QUAL ELES DEVERIAM CITAR PELO MENOS TRÊS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DESCRITORES. AINDA BUSCAMOS EXPOR O QUANTO FOI SIGNIFICATIVO ESSE TRABALHO PARA NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA E ENQUANTO SUJEITOS QUE NECESSITAM RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS, A FIM DE ATENDER ÀS DEMANDAS EXISTENTES NO CERNE DA EDUCAÇÃO FORMADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.