Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRABALHO COM LITERATURA INFANTIL NUMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, LEITURA LITERÁRIA, LITERATURA INFANTIL, AFIRMAÇÃO IDENTIT?RIA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64724
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 578
    "titulo" => "TRABALHO COM LITERATURA INFANTIL NUMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) FORNECE AO GRADUANDO EM LICENCIATURA A OPORTUNIDADE DE ATUAR NO ESPAÇO ESCOLAR PROPONDO METODOLOGIAS, CRIANDO CAMINHOS, OUSANDO APLICAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ATRAENTES E VISUALIZANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA. BASEADAS NESSA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE, REALIZAMOS A NOSSA INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DO 2º ANO, NO TURNO DA TARDE, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIINHA BORBOREMA, LOCALIZADA NO BAIRRO DAS TRÊS IRMÃS, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. NESSA PESQUISA UTILIZAMOS COMO CORPUS UMA OBRA DE LITERATURA INFANTIL, INTITULADA MENINAS NEGRAS, DA AUTORA MADU COSTA.  NESSA PERSPECTIVA, NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA OBRA, JUNTAMENTE COM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA DESTACANDO CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS. QUANTO AO MÉTODO DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZAMOS O RECEPCIONAL DE ENSINO, NO QUAL PROVOCAMOS SITUAÇÕES QUE PROPICIARAM O QUESTIONAMENTO DO HORIZONTE DE EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. A ANÁLISE FOI SUBSIDIADA COM BASE NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE AGUIAR (2008), COLOMER (2007), JAUSS (1994), E ZILBERMAN (2005). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA ESP?CIE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA VISTO QUE, APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, O DESEJO DA TURMA ? COMBATER O RACISMO E OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DO CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE SEUS POVOS E DE SUA CULTURA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA LITERÁRIA, LITERATURA INFANTIL, AFIRMAÇÃO IDENTIT?RIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID578_15102019141435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALCEMIA FREIRE MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VALCEMIA"
    "autor_email" => "valcemiafmonteiro@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64724
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 578
    "titulo" => "TRABALHO COM LITERATURA INFANTIL NUMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) FORNECE AO GRADUANDO EM LICENCIATURA A OPORTUNIDADE DE ATUAR NO ESPAÇO ESCOLAR PROPONDO METODOLOGIAS, CRIANDO CAMINHOS, OUSANDO APLICAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ATRAENTES E VISUALIZANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA. BASEADAS NESSA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE, REALIZAMOS A NOSSA INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DO 2º ANO, NO TURNO DA TARDE, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIINHA BORBOREMA, LOCALIZADA NO BAIRRO DAS TRÊS IRMÃS, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. NESSA PESQUISA UTILIZAMOS COMO CORPUS UMA OBRA DE LITERATURA INFANTIL, INTITULADA MENINAS NEGRAS, DA AUTORA MADU COSTA.  NESSA PERSPECTIVA, NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA OBRA, JUNTAMENTE COM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA DESTACANDO CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS. QUANTO AO MÉTODO DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZAMOS O RECEPCIONAL DE ENSINO, NO QUAL PROVOCAMOS SITUAÇÕES QUE PROPICIARAM O QUESTIONAMENTO DO HORIZONTE DE EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. A ANÁLISE FOI SUBSIDIADA COM BASE NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE AGUIAR (2008), COLOMER (2007), JAUSS (1994), E ZILBERMAN (2005). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA ESP?CIE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA VISTO QUE, APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, O DESEJO DA TURMA ? COMBATER O RACISMO E OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DO CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE SEUS POVOS E DE SUA CULTURA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA LITERÁRIA, LITERATURA INFANTIL, AFIRMAÇÃO IDENTIT?RIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID578_15102019141435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALCEMIA FREIRE MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VALCEMIA"
    "autor_email" => "valcemiafmonteiro@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) FORNECE AO GRADUANDO EM LICENCIATURA A OPORTUNIDADE DE ATUAR NO ESPAÇO ESCOLAR PROPONDO METODOLOGIAS, CRIANDO CAMINHOS, OUSANDO APLICAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ATRAENTES E VISUALIZANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA. BASEADAS NESSA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE, REALIZAMOS A NOSSA INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DO 2º ANO, NO TURNO DA TARDE, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIINHA BORBOREMA, LOCALIZADA NO BAIRRO DAS TRÊS IRMÃS, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. NESSA PESQUISA UTILIZAMOS COMO CORPUS UMA OBRA DE LITERATURA INFANTIL, INTITULADA MENINAS NEGRAS, DA AUTORA MADU COSTA. NESSA PERSPECTIVA, NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA OBRA, JUNTAMENTE COM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA DESTACANDO CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS. QUANTO AO MÉTODO DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZAMOS O RECEPCIONAL DE ENSINO, NO QUAL PROVOCAMOS SITUAÇÕES QUE PROPICIARAM O QUESTIONAMENTO DO HORIZONTE DE EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. A ANÁLISE FOI SUBSIDIADA COM BASE NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE AGUIAR (2008), COLOMER (2007), JAUSS (1994), E ZILBERMAN (2005). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA ESP?CIE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA VISTO QUE, APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, O DESEJO DA TURMA ? COMBATER O RACISMO E OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DO CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE SEUS POVOS E DE SUA CULTURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.