Este trabalho realizou-se com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e apresenta uma síntese de uma pesquisa em andamento. Objetivo é refletir a cerca das Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil (EI), bem como o aumento no número de oferta e matricula no período de 2012/2013. Optou-se pela metodologia: abordagem qualitativa e análise documental das Políticas Públicas Educacionais para a EI e consulta aos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para análise de dados utilizou a análise de conteúdo. O suporte teórico baseou-se em autores como Kramer (1999), Dakar (2000) e documentos legais referentes ao tema. Concluir-se que devido a Políticas Públicas Educacionais mais efetivas para a EI, percebe-se um aumento significativo no número de oferta e matriculas para a creche e pré-escola no período analisado.