As discussões de gênero na sala de aula é uma demanda que tem ganhado força nos últimos anos, também na formação continuada de professores/as. Assim, pretendemos analisar os sentidos produzidos sobre gênero em um programa de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tanto, estabeleceremos interlocuções com pesquisadores/as da área de gênero: Louro (1995, 1997), da área do currículo: Moreira e Silva (1994), Macedo e Lopes (2006) e da área de formação de professores: Candau (1997), Pimenta (2002) entre outros/as que subsidiarão nas discussões e reflexões. A Teoria do Discurso (LACLAU & MOUFFE, 2005) é a abordagem teórico-metodológica que orienta este trabalho. Considerando que a pesquisa se encontra em andamento, pode-se inferir que os discursos podem apontar para um avanço dessas discussões na formação continuada de professores.