Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A CASA DA MADRINHA, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

A Ditadura Militar foi um processo de repressão à criatividade e ao pensamento crítico, por isso nesse período a educação no Brasil sofreu um imenso retrocesso. Os livros, as aulas e os professores eram, totalmente, controlados pelo Estado. A escola desse período foi moldada para formar alunos reprodutores do pensamento do Sistema, alunos alienados que incapazes de pensar por si só. Nas escolas, só eram admitidas leituras literárias de textos de autores comprometidos com o Sistema, textos carregados da ideologia dominante ou texto sem nenhum conteúdo crítico. Autores de textos literários e compositores de letras de músicas foram, duramente, repreendidos. Muitas pessoas, as quais ousaram pensar e ir contra o Sistema da época, foram torturadas e mortas. Durante a Ditadura, as aulas de História e de Literatura nas escolas sofreram redução em sua carga-horária. Já com as de Química e de Matemática, ocorreu o contrário. Isso, talvez, por se pensar que por estas duas últimas serem matérias exatas, não provocaria o pensar libertador. É, nesse contexto, que Lygia Bojunga escreve e publica, mais especificamente em 1978, uma de suas mais conhecidas e importantes obras literárias, "A Casa da Madrinha". Nessa época, a censura era a palavra de “ordem” e a liberdade de expressão, uma resistência de “transgressores”. É perceptível nessa obra, a reflexão acerca de uma sociedade embebida pelas amarras dos princípios autoritaristas. O desejo e a busca desenham o sonho dos personagens brasileiros em um período “ditado” por poucos e “obedecido” por muitos no cenário sócio-histórico desta sociedade. Com fundamento na teoria literária, na literatura infanto-juvenil e na formação do leitor, intentaremos discorrer uma análise estrutural da obra, bem como fazermos um apanhado dos textos críticos presentes a fim de creditarmos a devida relevância desta obra, na sala de aula, com o intuito de contribuir na formação leitora dos alunos do 3º ciclo do ensino fundamental II. Almejamos também estabelecer relações entre a obra supracitada e o contexto histórico em que foi escrita.

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