Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: O DIOCESANO PIO X E A EMERGÊNCIA DE ESCOLAS CONFESSIONAIS ENTRE OS SECULOS XIX E XX.

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo é fruto do Projeto de Iniciação Cientifica-PIBIC-CNPQ cota 2013-2014, intitulado “Representações da escola confessional: internatos, externatos e instituições escolares na Paraíba do Norte: 1894-1960.” Onde teoricamente centramos esforços no campo da História da Educação em interface com a História Cultural. Essas matrizes epistemológicas são imbuídas de categorias de análises como, por exemplo, as práticas e as representações que são, ao mesmo tempo, instrumentos úteis nessa seara e neste trabalho. Assim, nesse âmbito científico nosso artigo é desenvolvido, principalmente, em consonância ao recém-criado grupo de estudos e pesquisas em história da educação laica e confessional, GEPHELC, sediado na Universidade Estadual da Paraíba. Vinculados, grupo e projeto de pesquisa, procurou-se encaminhar algumas discussões objetivando inquirir trajetórias e desenvolvimento de práticas instrucionais confessionais no âmbito da arquidiocese da Parahyba do Norte. Destarte, pautamos um novo entendimento no âmbito da História da Educação, mormente a ênfase no estudo das instituições escolares. Assim, na contramão da, até então, permanecia lacunar desse tipo de investigação, considerando que houve durante um bom tempo, uma série de entraves tecidos historicamente e que se tornam impactantes para a pesquisa histórico-educacional ou mesmo arquivista. Dessa forma, a partir de fontes bibliográficas, bem como de fontes primárias, pudemos constatar num, primeiro momento, a emergência de algumas escolas confessionais no âmbito das políticas educacionais da Diocese da Paraíba do norte dos séculos XIX e XX. Dentre muitas as instituições escolares fundadas, verificamos o Colégio Diocesano Pio X. Esse educandário permitiu entender um conjunto de práticas e significações construídas e vivenciadas nele.

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