Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO A POLÍTICA DE INCLUSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA CONTEMPLA A AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DA PESSOA SURDA. PARA ISTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO QUALITATIVO, COM ENFOQUE NA PESQUISA DOCUMENTAL ENQUANTO MÉTODO INVESTIGATIVO, A PARTIR DA QUAL FOI ANALISADO O DOCUMENTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DESSA INSTITUIÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO INSPIRAÇÃO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DEFINIDORA NA QUAL AS CATEGORIAS SÃO TOMADAS APRIORISTICAMENTE ANTES DA INCURSÃO NOS DOCUMENTOS SEGUNDO O OBJETIVO DA PESQUISA. ESSA PESQUISA POSSIBILITOU CONSTATAR QUE A POLÍTICA DE INCLUSÃO DO IFBA INOVA EM RELAÇÃO A OUTROS DOCUMENTOS DA INSTITUIÇÃO POR APRESENTAR MAIS DETALHES ACERCA DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO QUE SERÃO DIRECIONADAS AO PÚBLICO DE APRESENTA. TAMBÉM POSSIBILITOU IDENTIFICAR QUE ESTE DOCUMENTO SE ATRAVESSA PRINCIPALMENTE DOS PRINCÍPIOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DE PERSPECTIVA INCLUSIVA, CITANDO EM ALGUNS MOMENTOS A FILOSOFIA BILÍNGUE COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL.

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