Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, , Artigo Completo AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72444
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS TEM SIDO UM DESAFIO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COMUNICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA UM ESTUDANTE SURDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO PESQUISA DE CAMPO FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM ALUNO SURDO NÃO FALANTE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E INSERIDO NA EDUCAÇÃO REGULAR. AS INFORMAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA E DOS REGISTROS DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA REALIZADOS PELO ESTUDANTE. PARA ANALISAR O MATERIAL EMPÍRICO CONSTRUÍDO UTILIZOU-SE O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE OS CONCEITOS E IDEIAS MATEMÁTICAS PODEM SER COMUNICADAS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO CARTAZES EXPLICATIVOS E QUE A INTERAÇÃO COMUNICATIVA PODE SER FACILITADA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES COMUNICATIVAS E LINGUÍSTICAS DO ESTUDANTE SURDO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID615_09052020200513.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO COLINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO COLINS"
    "autor_email" => "formador.ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72444
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS TEM SIDO UM DESAFIO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COMUNICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA UM ESTUDANTE SURDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO PESQUISA DE CAMPO FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM ALUNO SURDO NÃO FALANTE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E INSERIDO NA EDUCAÇÃO REGULAR. AS INFORMAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA E DOS REGISTROS DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA REALIZADOS PELO ESTUDANTE. PARA ANALISAR O MATERIAL EMPÍRICO CONSTRUÍDO UTILIZOU-SE O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE OS CONCEITOS E IDEIAS MATEMÁTICAS PODEM SER COMUNICADAS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO CARTAZES EXPLICATIVOS E QUE A INTERAÇÃO COMUNICATIVA PODE SER FACILITADA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES COMUNICATIVAS E LINGUÍSTICAS DO ESTUDANTE SURDO."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID615_09052020200513.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO COLINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO COLINS"
    "autor_email" => "formador.ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS TEM SIDO UM DESAFIO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COMUNICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA UM ESTUDANTE SURDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO PESQUISA DE CAMPO FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM ALUNO SURDO NÃO FALANTE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E INSERIDO NA EDUCAÇÃO REGULAR. AS INFORMAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA E DOS REGISTROS DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA REALIZADOS PELO ESTUDANTE. PARA ANALISAR O MATERIAL EMPÍRICO CONSTRUÍDO UTILIZOU-SE O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE OS CONCEITOS E IDEIAS MATEMÁTICAS PODEM SER COMUNICADAS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO CARTAZES EXPLICATIVOS E QUE A INTERAÇÃO COMUNICATIVA PODE SER FACILITADA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES COMUNICATIVAS E LINGUÍSTICAS DO ESTUDANTE SURDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.