Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, , Artigo Completo AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72485
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 995
    "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "A INCLUS?O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR ? PROCESSO RECENTE EM NOSSO PA?S, POIS ? SOMENTE A PARTIR DOS ANOS 2000 QUE S?O INSTITU?DAS POL?TICAS P?BLICAS ESPEC?FICAS PARA ESSE DETERMINADO GRUPO. N?O BASTA APENAS A GARANTIA DO ACESSO, ? PRECISO ASSEGURAR A PERMAN?NCIA E A APRENDIZAGEM DE TODOS OS UNIVERSIT?RIOS. COMO VEM ACONTECENDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR? A QUEST?O RESULTOU NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE COM S?NDROME DE DOWN EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, FAZ PARTE DE UMA INVESTIGA??O MAIS AMPLA E SE CONFIGURA COMO ESTUDO DE CASO. PARA A PRODU??O DOS DADOS APLICOU-SE QUESTION?RIOS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE P?BLICA E OUVIU-SE POR MEIO DE RELATOS, DESENHOS, ESCRITAS DE TEXTOS, FALAS E DEPOIMENTOS UMA ESTUDANTE UNIVERSIT?RIA QUE POSSUI S?NDROME DE DOWN. A INVESTIGA??O REVELOU QUE MUITOS S?O OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CURSO PARA QUE A INCLUS?O SE EFETIVE, DENTRE ELES DESTACAM A FRAGILIDADE NA FORMA??O DOS PROFESSORES, OS DOCENTES REVELAM POR SUA VEZ UM DESEJO DE AMPLIAR SEUS SABERES PARA UMA ATUA??O MAIS INCLUSIVA. A ESTUDANTE N?O FAZ MEN??O AOS GANHOS NA APRENDIZAGEM, POR?M, EM SUAS FALAS OS AVAN?OS FICAM N?TIDOS QUANDO SE EXPRESSA ORALMENTE DEMONSTRANDO UM VOCABUL?RIO RICO, COM TERMOS PR?PRIOS DA ?REA DA EDUCA??O. CONSIDERANDO QUE AS UNIVERSIDADES S?O L?CUS DE FORMA??O DOCENTE, ESSA DEVE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE MUDAN?AS PARA QUE A EDUCA??O POSSA SE TORNAR DE FATO INCLUSIVA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID995_29102020210618.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIVANA VIEIRA SE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELIVANA VIEIRA"
    "autor_email" => "elivanavieira2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72485
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 995
    "titulo" => "INCLUSÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "A INCLUS?O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR ? PROCESSO RECENTE EM NOSSO PA?S, POIS ? SOMENTE A PARTIR DOS ANOS 2000 QUE S?O INSTITU?DAS POL?TICAS P?BLICAS ESPEC?FICAS PARA ESSE DETERMINADO GRUPO. N?O BASTA APENAS A GARANTIA DO ACESSO, ? PRECISO ASSEGURAR A PERMAN?NCIA E A APRENDIZAGEM DE TODOS OS UNIVERSIT?RIOS. COMO VEM ACONTECENDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR? A QUEST?O RESULTOU NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE COM S?NDROME DE DOWN EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, FAZ PARTE DE UMA INVESTIGA??O MAIS AMPLA E SE CONFIGURA COMO ESTUDO DE CASO. PARA A PRODU??O DOS DADOS APLICOU-SE QUESTION?RIOS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE P?BLICA E OUVIU-SE POR MEIO DE RELATOS, DESENHOS, ESCRITAS DE TEXTOS, FALAS E DEPOIMENTOS UMA ESTUDANTE UNIVERSIT?RIA QUE POSSUI S?NDROME DE DOWN. A INVESTIGA??O REVELOU QUE MUITOS S?O OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CURSO PARA QUE A INCLUS?O SE EFETIVE, DENTRE ELES DESTACAM A FRAGILIDADE NA FORMA??O DOS PROFESSORES, OS DOCENTES REVELAM POR SUA VEZ UM DESEJO DE AMPLIAR SEUS SABERES PARA UMA ATUA??O MAIS INCLUSIVA. A ESTUDANTE N?O FAZ MEN??O AOS GANHOS NA APRENDIZAGEM, POR?M, EM SUAS FALAS OS AVAN?OS FICAM N?TIDOS QUANDO SE EXPRESSA ORALMENTE DEMONSTRANDO UM VOCABUL?RIO RICO, COM TERMOS PR?PRIOS DA ?REA DA EDUCA??O. CONSIDERANDO QUE AS UNIVERSIDADES S?O L?CUS DE FORMA??O DOCENTE, ESSA DEVE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE MUDAN?AS PARA QUE A EDUCA??O POSSA SE TORNAR DE FATO INCLUSIVA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID995_29102020210618.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIVANA VIEIRA SE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELIVANA VIEIRA"
    "autor_email" => "elivanavieira2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A INCLUS?O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR ? PROCESSO RECENTE EM NOSSO PA?S, POIS ? SOMENTE A PARTIR DOS ANOS 2000 QUE S?O INSTITU?DAS POL?TICAS P?BLICAS ESPEC?FICAS PARA ESSE DETERMINADO GRUPO. N?O BASTA APENAS A GARANTIA DO ACESSO, ? PRECISO ASSEGURAR A PERMAN?NCIA E A APRENDIZAGEM DE TODOS OS UNIVERSIT?RIOS. COMO VEM ACONTECENDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NO ENSINO SUPERIOR? A QUEST?O RESULTOU NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE COM S?NDROME DE DOWN EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, FAZ PARTE DE UMA INVESTIGA??O MAIS AMPLA E SE CONFIGURA COMO ESTUDO DE CASO. PARA A PRODU??O DOS DADOS APLICOU-SE QUESTION?RIOS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE P?BLICA E OUVIU-SE POR MEIO DE RELATOS, DESENHOS, ESCRITAS DE TEXTOS, FALAS E DEPOIMENTOS UMA ESTUDANTE UNIVERSIT?RIA QUE POSSUI S?NDROME DE DOWN. A INVESTIGA??O REVELOU QUE MUITOS S?O OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CURSO PARA QUE A INCLUS?O SE EFETIVE, DENTRE ELES DESTACAM A FRAGILIDADE NA FORMA??O DOS PROFESSORES, OS DOCENTES REVELAM POR SUA VEZ UM DESEJO DE AMPLIAR SEUS SABERES PARA UMA ATUA??O MAIS INCLUSIVA. A ESTUDANTE N?O FAZ MEN??O AOS GANHOS NA APRENDIZAGEM, POR?M, EM SUAS FALAS OS AVAN?OS FICAM N?TIDOS QUANDO SE EXPRESSA ORALMENTE DEMONSTRANDO UM VOCABUL?RIO RICO, COM TERMOS PR?PRIOS DA ?REA DA EDUCA??O. CONSIDERANDO QUE AS UNIVERSIDADES S?O L?CUS DE FORMA??O DOCENTE, ESSA DEVE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE MUDAN?AS PARA QUE A EDUCA??O POSSA SE TORNAR DE FATO INCLUSIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.