CONHECER SOBRE ESTRATÉGIAS DE DIÁLOGO DE SABERES ENTRE CIÊNCIAS E LITERATURA GESTA FORMAS DE PENSAR E PROBLEMATIZAR CIÊNCIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS. SOB ESSA GUIA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UM ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS QUE RELACIONAM FICÇÃO CIENTÍFICA (FC) E DISCUSSÕES SOBRE CIÊNCIAS PUBLICADAS NO ENPEC ENTRE 1997 E 2017. O CAMPO AMOSTRAL É COMPOSTO POR ARTIGOS PUBLICADOS NAS ATAS DO ENPEC (1997 – 2017) QUE APRESENTAM O DESCRITOR FICÇÃO CIENTÍFICA NO TÍTULO, RESUMO OU CORPO DO TEXTO. DE POSSE DOS ARTIGOS, REALIZEI UMA LEITURA SISTEMÁTICA PARA DELINEAR SE E QUAIS USAVAM A FC COMO VIA PARA DISCUTIR SOBRE CIÊNCIAS EPISTEMOLOGICAMENTE. ESSE EXERCÍCIO PERMITIU IDENTIFICAR QUE APENAS 05, DOS 13 ARTIGOS MAPEADOS, ATENDIAM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. O MAPEAMENTO DELINEADO ATRAVESSA O BINÔMIO PRESENÇA/AUSÊNCIA DE PESQUISAS PARA ASSUMIR OS MATERIAIS ENCONTRADOS COMO NORTES/SUIS, FORMAS DE ASSUMIR A FC QUE INSTIGAM O EXERCÍCIO DO DIÁLOGO DE SABERES COMPLEXO.