O EST?GIO COMO ATIVIDADE TE?RICA INSTRUMENTALIZADORA DA PR?XIS DOCENTE, REQUER UM EXERC?CIO INTELECTUAL E DE APURADA PESQUISA. NESSE VI?S, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER E REFLETIR A PR?TICA DE EST?GIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DAS LICENCIATURAS, REALIZANDO UMA INTERLOCU??O COM O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA E O PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA QUE CORROBORAM PARA A QUEBRA DA DICOTOMIA TEORIA/PR?TICA PERSISTENTES NOS EST?GIOS SUPERVISIONADOS. AS AN?LISES S?O DESENVOLVIDAS A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL. PARTINDO DAS INDAGA??ES: O EST?GIO APRESENTA VANTAGENS ? FORMA??O DOCENTE? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA A REALIZA??O EFETIVA DO EST?GIO SUPERVISIONADO? O PIBID E O PRP CONTRIBUEM PARA A FORMA??O DO UNIVERSIT?RIO? COM EFEITO, O TRABALHO DIALOGA COM OUTROS PROGRAMAS DE FORMA??O DE PROFESSORES, COM A FINALIDADE DE ESTABELECER APROXIMA??ES E DIVERG?NCIAS E POSS?VEIS SOLU??ES PARA A EFETIVA??O DA PR?XIS DOCENTE NA FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS.