O PRESENTE TRABALHO, ENQUANTO UM RELATO DOCENTE, SURGE DA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS: A REALIDADE BRASILEIRA SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA E O DIREITO À SAÚDE NOS CONTEXTOS SOCIAL, ESCOLAR E FAMILIAR”. O QUESTIONAMENTO ORIENTADOR, O QUAL DÁ TÍTULO AO TRABALHO, SURGIU EM UM CONTEXTO DE SALA DE AULA E DEU ORIGEM AO PROJETO DE PESQUISA SUPRACITADO. A EXPERIÊNCIA PROVENIENTE DO QUESTIONAMENTO CITADO, PROPORCIONOU UMA AMPLA REFLEXÃO SOBRE OS PRÓPRIOS CONCEITOS DA BIOLOGIA, ISTO É, ORIGINOU UMA OUTRA RACIONALIDADE, NA QUAL FOI POSSÍVEL CONCEBER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA BIOLOGIA COMO NÃO DETERMINISTA. CONSEQUENTEMENTE, VALE RESSALTAR QUE QUANDO A ESCOLA NEGA A DIVERSIDADE DE CORPOS, SEXUALIDADES E GÊNEROS ELA NEGA A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIRMOS UMA REALIDADE MAIS EQUÂNIME