Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE REFORMAS NEOLIBERAIS: O CASO DO PARANÁ

Palavra-chaves: NEOLIBERALISMO, CURRÍCULO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, AVALIAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É PARTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) . NO QUE SE REFERE AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS DESTACA-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ALGUMAS TÉCNICAS DE PESQUISA NA METODOLOGIA QUALITATIVA QUE APREENDESSE TRAÇOS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES. UMA DAS CONCLUSÕES DA PESQUISA, É QUE, NESSE CONTEXTO, A PRESENÇA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POLITIZOU-SE. DE UM LADO, AS CIÊNCIAS SOCIAIS PLURAIS E A SOCIOLOGIA CRÍTICA (SILVA, I. 2019), DO OUTRO, O DISCURSO DA “DOUTRINAÇÃO”. NESSE CENÁRIO DE MUDANÇAS, FORAM PROMOVIDAS INÚMERAS MEDIDAS GOVERNAMENTAIS NO BRASIL E NO PARANÁ DE INSPIRAÇÃO NEOLIBERAL. NO CASO DA EDUCAÇÃO, OCORRE O PROCESSO DE REFORMA EMPRESARIAL (FREITAS, 2018). O ENSINO DE SOCIOLOGIA NÃO PASSOU IMUNE A ESSES ACONTECIMENTOS. AS CONDIÇÕES GERADAS PELA LEI N.º 11.684/06 NÃO EXISTEM MAIS. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI N.º 13.415/17) E A BNCC TENDEM A RESULTAR EM RECUOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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