Resumo: Procuraremos discutir, através desse estudo, as influências que as políticas neoliberais exerceram e exercem nos sistemas de avaliações educacionais no Brasil, para isso percorremos por uma via histórica que se inicia no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e culmina no governo Lula. Baseados nesses aspectos propomos uma reflexão acerca de como a avaliação se tornou um mecanismo de controle e monitoramento das escolas, voltadas para questões meramente qualitativas, sendo deixados de lados as questões formativas, diagnósticas e interventivas. Para isso nos utilizaremos de alguns textos bibliográficos em torno do assunto, escritos por autores que tem grande importância nessa temática, tais como Cipriano Carlos Luckesi (2011), Maria Teresa Esteban, (1999/00), José Carlos Libânio (2011) entre outros, fazendo através destes uma pesquisa bibliográfica, a fim de constatar a seguinte problemática: qual a influência desse modelo de governo (neoliberal) sobre a educação, mais precisamente sobre essas políticas de avaliação? Por fim explicitamos nossas constatações, demonstrando que o sistema de avaliações foi influenciado por estas políticas neoliberais, tendo em vista que os governos acima citados foram, de forma avassaladora, também influenciados pelo o ideário neoliberal.