Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NO CURRICULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, CURRICULO MINIMO, HABILIDDAES E COMPETENCIAS Comunicação Oral (CO) Políticas Públicas de Ensino e Gestão da Educação
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Tendo como referencial o Currículo Mínimo do ensino de Biologia no Ensino Médio, inicialmente analisamos o viés dos professores, a partir de mecanismos coercitivos propostos pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que têm a sua autonomia pedagógica ameaçada. A partir de fevereiro de 2011 começou a ser publicado o currículo mínimo das disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio. O objetivo deste artigo é analisar a construção do currículo mínimo, seus objetivos, o contexto em que foi elaborado e como os conteúdos propostos no componente curricular de Biologia contribuem para a formação da consciência pessoal em Educação Ambiental Critica. Ancorando as discussões nas habilidades e competências propostas no currículo de Biologia da rede estadual. Tomamos como fonte, além dos documentos normativos elaborados pela SEEDUC, a análise de conteúdo de Laurence Bardin.

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