Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: INCLUSÃO, CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO PARA TODOS, DIREITOS IGUAIS, Comunicação Oral (CO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
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      O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, BUSCANDO IDENTIFICAR SE NA ESCOLA EXISTE DE FATO O PROCESSO DE INCLUSÃO. COM ISSO, SE FEZ NECESSÁRIO AMPLIAR AS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VISANDO ELABORAR E IMPLEMENTAR O PROCESSO DE INCLUSÃO PARA GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS. É PRECISO QUE HAJA A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAS PESSOAS SÃO CIDADÃOS DE DIREITOS COMO TODOS NÓS, DESDE O MOMENTO EM QUE SÃO CONCEBIDAS. E O DESPERTAR PARA UMA RECONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA NA SOCIEDADE É O QUE VAI PERMITIR  QUE AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SE SINTAM INCLUSAS DE FATO; E TENHAM OS SEUS DIREITOS RESPEITADOS E GARANTIDOS. PARA QUE ASSIM, SE ATINJA NÃO APENAS A INTEGRAÇÃO, MAS A VERDADEIRA INCLUSÃO, SENDO IMPORTANTE QUE HAJAM MUDANÇAS NOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. O GRANDE DESAFIO PARA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO É RESPEITAR A DIVERSIDADE E AS POTENCIALIDADES DE CADA UM, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO PARA DESENVOLVERMOS UM TRABALHO QUE POSSIBILITE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. TAIS PRÁTICAS DEVEM SER REPENSADAS, REFLETIDAS E ANALISADAS COM O OBJETIVO DE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS SE SINTAM PARTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E NÃO APENAS MERO ESPECTADOR. O ARTIGO BUSCOU RESPALDO NAS TEORIAS DE CARVALHO(2005), GLAT (2007), MANTOAN (2003), PERRENOUD (2002), DENTRE OUTROS.
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

RESUMO O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, BUSCANDO IDENTIFICAR SE NA ESCOLA EXISTE DE FATO O PROCESSO DE INCLUSÃO. COM ISSO, SE FEZ NECESSÁRIO AMPLIAR AS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VISANDO ELABORAR E IMPLEMENTAR O PROCESSO DE INCLUSÃO PARA GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS. É PRECISO QUE HAJA A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAS PESSOAS SÃO CIDADÃOS DE DIREITOS COMO TODOS NÓS, DESDE O MOMENTO EM QUE SÃO CONCEBIDAS. E O DESPERTAR PARA UMA RECONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA NA SOCIEDADE É O QUE VAI PERMITIR QUE AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SE SINTAM INCLUSAS DE FATO; E TENHAM OS SEUS DIREITOS RESPEITADOS E GARANTIDOS. PARA QUE ASSIM, SE ATINJA NÃO APENAS A INTEGRAÇÃO, MAS A VERDADEIRA INCLUSÃO, SENDO IMPORTANTE QUE HAJAM MUDANÇAS NOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. O GRANDE DESAFIO PARA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO É RESPEITAR A DIVERSIDADE E AS POTENCIALIDADES DE CADA UM, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO PARA DESENVOLVERMOS UM TRABALHO QUE POSSIBILITE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. TAIS PRÁTICAS DEVEM SER REPENSADAS, REFLETIDAS E ANALISADAS COM O OBJETIVO DE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS SE SINTAM PARTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E NÃO APENAS MERO ESPECTADOR. O ARTIGO BUSCOU RESPALDO NAS TEORIAS DE CARVALHO(2005), GLAT (2007), MANTOAN (2003), PERRENOUD (2002), DENTRE OUTROS.

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