Artigo Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ARTIGOS QUE UTILIZAM A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA: UM ESTUDO PARA A ÁREA DE ENSINO

Palavra-chaves: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA, METODOLOGIA, LEVANTAMENTO Trabalho Completo LT 12: Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa
"2021-11-23 08:02:32" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83376
    "edicao_id" => 180
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 797
    "titulo" => "LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ARTIGOS QUE UTILIZAM A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA: UM ESTUDO PARA A ÁREA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como objetivo mapear as pesquisas que se valem da fenomenologia, caracterizando-as a partir da forma como a empregam, na busca por compreender o alcance e as limitações da pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica no Ensino de Ciências. Desse modo, foi realizado um levantamento dos artigos publicados em periódicos da área de Ensino, de acordo com a classificação A1, A2 e B1 de periódicos Qualis/CAPES referente ao quadriênio 2013/2016. Após todo o processo de busca, dada a expressiva quantidade de\r\n
      artigos encontrados, englobando as mais variadas áreas de conhecimento, foram selecionados 37 artigos especificamente da área de Ensino de Ciências, os quais foram analisados a fim de delimitar o emprego da fenomenologia em cada um deles. Como resultados, dentre outros\r\n
      fatores, destacamos uma produção geral escassa de artigos que possam ajudar na fundamentação de tal perspectiva no interior do Ensino de Ciências.
      """
    "modalidade" => "Trabalho Completo"
    "area_tematica" => "LT 12: Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA , METODOLOGIA , LEVANTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62152b140bbbe_22022022152732.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 15:27:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE BENTO SUART JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSE BENTO"
    "autor_email" => "suart@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "Universidade Tecnológica Federal do Paraná"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xiii-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619f78c9acf97_25112021085137.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-23 08:02:32"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83376
    "edicao_id" => 180
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 797
    "titulo" => "LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ARTIGOS QUE UTILIZAM A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA: UM ESTUDO PARA A ÁREA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como objetivo mapear as pesquisas que se valem da fenomenologia, caracterizando-as a partir da forma como a empregam, na busca por compreender o alcance e as limitações da pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica no Ensino de Ciências. Desse modo, foi realizado um levantamento dos artigos publicados em periódicos da área de Ensino, de acordo com a classificação A1, A2 e B1 de periódicos Qualis/CAPES referente ao quadriênio 2013/2016. Após todo o processo de busca, dada a expressiva quantidade de\r\n
      artigos encontrados, englobando as mais variadas áreas de conhecimento, foram selecionados 37 artigos especificamente da área de Ensino de Ciências, os quais foram analisados a fim de delimitar o emprego da fenomenologia em cada um deles. Como resultados, dentre outros\r\n
      fatores, destacamos uma produção geral escassa de artigos que possam ajudar na fundamentação de tal perspectiva no interior do Ensino de Ciências.
      """
    "modalidade" => "Trabalho Completo"
    "area_tematica" => "LT 12: Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA , METODOLOGIA , LEVANTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62152b140bbbe_22022022152732.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 15:27:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE BENTO SUART JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSE BENTO"
    "autor_email" => "suart@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "Universidade Tecnológica Federal do Paraná"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xiii-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619f78c9acf97_25112021085137.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-23 08:02:32"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2021

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear as pesquisas que se valem da fenomenologia, caracterizando-as a partir da forma como a empregam, na busca por compreender o alcance e as limitações da pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica no Ensino de Ciências. Desse modo, foi realizado um levantamento dos artigos publicados em periódicos da área de Ensino, de acordo com a classificação A1, A2 e B1 de periódicos Qualis/CAPES referente ao quadriênio 2013/2016. Após todo o processo de busca, dada a expressiva quantidade de artigos encontrados, englobando as mais variadas áreas de conhecimento, foram selecionados 37 artigos especificamente da área de Ensino de Ciências, os quais foram analisados a fim de delimitar o emprego da fenomenologia em cada um deles. Como resultados, dentre outros fatores, destacamos uma produção geral escassa de artigos que possam ajudar na fundamentação de tal perspectiva no interior do Ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.