Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NA UEPB/BRASIL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8364
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 947
    "inscrito_id" => 3436
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NA UEPB/BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado da nossa pesquisa de doutorado sobre a avaliação do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Dentre os resultados obtidos, faremos um recorte dos dados coletados sobre a formação de professores no processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Esta investigação, realizada em cursos de graduação da UEPB, foi do tipo exploratória, assumindo a forma de estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e a observasão para o registro das interações dos estudantes especiais, seus tutores e seus professores de graduação. A entrevista foi aplicada a vinte seis pessoas, sendo sete estudantes com deficiência, nove tutores especiais, uma colega colaboradora, oito professores e a coordenadora do Programa. Nas observações realizamos um estudo de caso de dois estudantes com deficiência, escolhidos dentre os que participaram das entrevistas. Assim, elegemos Gabriela, com deficiência visual, e Pedro, com surdez (ambos os nomes são fictícios). Os dados apontaram que, a despeito da preocupação dos professores para terem um bom relacionamento com os estudantes especiais e utilizarem uma didática aparentemente adequada às necessidades educacionais dos mesmos, existe a necessidade da formação docente para uma melhor prática da educação inclusiva na instituição. A partir de tais resultados a temática da formação docente vai ser discutida no presente artigo pelos autores (BUENO, 1999; MARTINS, 2009; FREITAS, 2009; MIRANDA, 2007, CHACON, 2004, PIMENTA E ANASTASIOU, 2008) e alguns arsenais jurídicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_10_18_idinscrito_3436_a1a60fe489874d66618c9e82da6796cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NOALDA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "NOALDA"
    "autor_email" => "noaldaramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8364
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 947
    "inscrito_id" => 3436
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NA UEPB/BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado da nossa pesquisa de doutorado sobre a avaliação do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Dentre os resultados obtidos, faremos um recorte dos dados coletados sobre a formação de professores no processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Esta investigação, realizada em cursos de graduação da UEPB, foi do tipo exploratória, assumindo a forma de estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e a observasão para o registro das interações dos estudantes especiais, seus tutores e seus professores de graduação. A entrevista foi aplicada a vinte seis pessoas, sendo sete estudantes com deficiência, nove tutores especiais, uma colega colaboradora, oito professores e a coordenadora do Programa. Nas observações realizamos um estudo de caso de dois estudantes com deficiência, escolhidos dentre os que participaram das entrevistas. Assim, elegemos Gabriela, com deficiência visual, e Pedro, com surdez (ambos os nomes são fictícios). Os dados apontaram que, a despeito da preocupação dos professores para terem um bom relacionamento com os estudantes especiais e utilizarem uma didática aparentemente adequada às necessidades educacionais dos mesmos, existe a necessidade da formação docente para uma melhor prática da educação inclusiva na instituição. A partir de tais resultados a temática da formação docente vai ser discutida no presente artigo pelos autores (BUENO, 1999; MARTINS, 2009; FREITAS, 2009; MIRANDA, 2007, CHACON, 2004, PIMENTA E ANASTASIOU, 2008) e alguns arsenais jurídicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_10_18_idinscrito_3436_a1a60fe489874d66618c9e82da6796cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NOALDA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "NOALDA"
    "autor_email" => "noaldaramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo é resultado da nossa pesquisa de doutorado sobre a avaliação do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Dentre os resultados obtidos, faremos um recorte dos dados coletados sobre a formação de professores no processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Esta investigação, realizada em cursos de graduação da UEPB, foi do tipo exploratória, assumindo a forma de estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e a observasão para o registro das interações dos estudantes especiais, seus tutores e seus professores de graduação. A entrevista foi aplicada a vinte seis pessoas, sendo sete estudantes com deficiência, nove tutores especiais, uma colega colaboradora, oito professores e a coordenadora do Programa. Nas observações realizamos um estudo de caso de dois estudantes com deficiência, escolhidos dentre os que participaram das entrevistas. Assim, elegemos Gabriela, com deficiência visual, e Pedro, com surdez (ambos os nomes são fictícios). Os dados apontaram que, a despeito da preocupação dos professores para terem um bom relacionamento com os estudantes especiais e utilizarem uma didática aparentemente adequada às necessidades educacionais dos mesmos, existe a necessidade da formação docente para uma melhor prática da educação inclusiva na instituição. A partir de tais resultados a temática da formação docente vai ser discutida no presente artigo pelos autores (BUENO, 1999; MARTINS, 2009; FREITAS, 2009; MIRANDA, 2007, CHACON, 2004, PIMENTA E ANASTASIOU, 2008) e alguns arsenais jurídicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.