O avanço tecnológico, as contribuições da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, as potencialidades das tecnologias aliadas às novas linguagens, as diferentes interações interpessoais na sociedade moderna, os recursos midiáticos, como cita Almeida (2003), aliada a necessidade crescente de atualização e formação profissional docente, faz com que gestores, pesquisadores e docentes busquem novas formas de ensinar e aprender. Segundo Porto (2000), esta formação não se concluiu, sendo assim, pensar em uma formação continuada se faz necessária, pois o professor é o mediador fundamental no processo de construção do conhecimento na escola. Este artigo visa analisar as contribuições das formações pedagógicas no uso das novas tecnologias, bem como as reflexões que essas formações têm produzido, no fazer pedagógico, na Rede Municipal de Educação de Niterói. Tentando investigar este processo de construção do conhecimento foi realizada uma pesquisa com professores do ensino fundamental. A análise sinalizou crescente interesse dos professores em incluir a tecnologia no seu fazer pedagógico, mas tal ação perpassa pela compreensão do papel do professor contemporaneamente. A incorporação das mídias na prática docente é lenta, apontando para a quebra dos paradigmas tradicionais da educação, que se daria através de contínuas formações e reflexões sobre sua inserção no fazer pedagógico, valorizando uma inclusão digital e favorecendo uma inclusão social. O entendimento desta inclusão promove a democratização do ensino, contribuindo para a mobilização social, sendo assim, educar sempre será um ato político, como afirmava Freire (1991).