A família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, a escola, sucessivamente, constitui em um local que oferece uma diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores. A relação destes faz-nos pensar que é de fundamental importância para o processo de ensino- aprendizagem do discente. Este artigo objetivou analisar as concepções da comunidade escolar em função da relação Escola e Família. Utilizando-se de recursos metodológicos foi realizado a análise de forma direta; compreendendo como acontece esta relação entre os componentes da escola e a família dos discentes; a atividade foi concretizada com visitas diárias à Escola Estadual de Ensino Fundamental João Fagundes de Oliveira; realizando entrevistas e só assim buscando discutir a opinião de Gestor, Professor e Pais acerca da temática.Na escola onde o estudo foi realizado, há esta relação de forma concreta, os pais realmente se preocupam em participar de forma ativa no processo de educação de seus filhos.Nesta perspectiva, percebeu-se que a relação entre família e escola nesta instituição é bem presente, assim como o contato com a Gestão Escolar e corpo docente que relacionam a importância da presença dos pais na escola para o processo de ensino-aprendizagem.