Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ADAPTAÇÃO DO IFPB PARA INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE COM BAIXA VISÃO

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIENTE VISUAL, ACESSIBILIDADE, ADEQUAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida de forma recente, no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande, essa pesquisa propõe melhorias para a realidade vivenciada por milhões de brasileiros, que lutam pela inclusão social e se esforçam para superar algum tipo de deficiência física, assim, como qualquer portador de necessidade especial. O levantamento desenvolvido, estuda a temática da inclusão dos portadores de deficiência visual com baixa visão (parcial), que são impossibilitados de desenvolver atividades como: estudar, trabalhar ou sair de casa por possuir algum tipo de limitação, pois a questão da acessibilidade em algumas instituições tem dificultado o seu desenvolvimento. Tomando como exemplo o aluno E., com baixa visão, 34 anos aluno do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios no campus Campina Grande – IFPB. Segundo ele apesar de muitas melhoras e apoio ao PNE, ainda são muitos os empecilhos, não só na estrutura física da instituição em especial. Uma das maiores dificuldades enfrentadas na instituição, ele salienta que é a falta de piso tátil, falta de formação dos professores e apoio adequado para realização das aulas presenciais. Dessa forma, os estudos iniciais partem para implementação dos projetos de inclusão, adequação das instalações e metodologias, a serem realizados no Instituto Federal - IFPB campus Campina Grande. A partir dos resultados, será possível direcionar de forma mais eficiente à oferta futura de serviços sociais e a melhoria das condições de desenvolvimento dos IFs paraibanos. Constatou-se que o Instituto é bem equipado para atender aos portadores de necessidades: auditiva e física, entretanto a estrutura arquitetônica para atender aos deficientes visuais, não atendeu a este tipo de deficiência, a biblioteca também não está equipada com softwares e ainda, não se tem uma equipe de docentes preparados para receber este tipo de deficientes. Diante do relato de professores, funcionários, técnicos e colegas de estudo, que fazem parte da instituição IFPB, observou-se a dificuldade em lidar com o desenvolvimento da metodologia, didática, assim como também a problemática do espaço físico adequado, aplicado aos deficientes visuais. Nosso objetivo é identificar procedimentos utilizados na sala de aula, juntamente com o levantamento da acessibilidade das instalações do instituto, que podem causar problemas de aprendizagem em alunos com deficiência visual e verificar como minimizar esses problemas. Pensando nisso, estamos analisando como a prática do professor e colegas de classe na sala de aula, podem diminuir as dificuldades dos alunos na aprendizagem do referente aluno.

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