Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO DA TERCEIRA IDADE NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Palavra-chaves: TERCEIRA IDADE, INCLUSÃO DIGITAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8506
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 3035
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO DA TERCEIRA IDADE NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência digital do Projeto de extensão “Inclusão Digital para Terceira Idade”, desenvolvido no Laboratório de Informática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VII, Patos - PB, ministrados pelos Graduandos Joelson Alves Soares e Amélia Maria Rodrigues Oliveira  do Curso de Licenciatura em Computação, com alunos acima de 50 anos no período de seis meses (fevereiro á março). O projeto proporcionou aos idosos aulas práticas com o auxílio do computador, nas quais abordou-se a história do computador, componentes físicos do computador (Hadwares), Softwares, Sistema Operacional Unbutu, BrOffice, LibreOffice, OpenOffice, internet, apresentação e exploração do Google e , bem como da rede social Facebook. Observou-se que dos 15 alunos inscritos no referido projeto vêm utilizando as ferramentas digitais para os benefício próprios, 8 acompanharam bem as aulas, sem nenhum grau de dificuldade, 4 apresentaram mediano grau de dificuldade e 20% apresentaram pouco aprendizado, com forte resistência a aversão a tecnologia digital. As aulas possibilitaram maior interesse na utilização do computador e durante os últimos meses de trabalho verificou-se que a maioria dos idosos acessavam a internet e realizavam atividades através dos softwares em horários extra adicionais. Acredita-se que este projeto contribuiu para que os idosos fossem incluídos no universo digital, como também os conscientizou para a importância do uso do computador nos dias atuais e oferecendo a oportunidade de educação continuada e a distância, estimulando á menta e o bem-estar, colocando-os em contato com parentes e amigos, reduzindo o isolamento e auxiliando na reconstrução de sua identidade como cidadão do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, INCLUSÃO DIGITAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_10_32_43_idinscrito_3035_7705d616b121aa7ae910da3d0d4c27d6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON ALVES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOELSON ALVES"
    "autor_email" => "joelson.alves876@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8506
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 3035
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO DA TERCEIRA IDADE NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência digital do Projeto de extensão “Inclusão Digital para Terceira Idade”, desenvolvido no Laboratório de Informática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VII, Patos - PB, ministrados pelos Graduandos Joelson Alves Soares e Amélia Maria Rodrigues Oliveira  do Curso de Licenciatura em Computação, com alunos acima de 50 anos no período de seis meses (fevereiro á março). O projeto proporcionou aos idosos aulas práticas com o auxílio do computador, nas quais abordou-se a história do computador, componentes físicos do computador (Hadwares), Softwares, Sistema Operacional Unbutu, BrOffice, LibreOffice, OpenOffice, internet, apresentação e exploração do Google e , bem como da rede social Facebook. Observou-se que dos 15 alunos inscritos no referido projeto vêm utilizando as ferramentas digitais para os benefício próprios, 8 acompanharam bem as aulas, sem nenhum grau de dificuldade, 4 apresentaram mediano grau de dificuldade e 20% apresentaram pouco aprendizado, com forte resistência a aversão a tecnologia digital. As aulas possibilitaram maior interesse na utilização do computador e durante os últimos meses de trabalho verificou-se que a maioria dos idosos acessavam a internet e realizavam atividades através dos softwares em horários extra adicionais. Acredita-se que este projeto contribuiu para que os idosos fossem incluídos no universo digital, como também os conscientizou para a importância do uso do computador nos dias atuais e oferecendo a oportunidade de educação continuada e a distância, estimulando á menta e o bem-estar, colocando-os em contato com parentes e amigos, reduzindo o isolamento e auxiliando na reconstrução de sua identidade como cidadão do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, INCLUSÃO DIGITAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_10_32_43_idinscrito_3035_7705d616b121aa7ae910da3d0d4c27d6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON ALVES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOELSON ALVES"
    "autor_email" => "joelson.alves876@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência digital do Projeto de extensão “Inclusão Digital para Terceira Idade”, desenvolvido no Laboratório de Informática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VII, Patos - PB, ministrados pelos Graduandos Joelson Alves Soares e Amélia Maria Rodrigues Oliveira do Curso de Licenciatura em Computação, com alunos acima de 50 anos no período de seis meses (fevereiro á março). O projeto proporcionou aos idosos aulas práticas com o auxílio do computador, nas quais abordou-se a história do computador, componentes físicos do computador (Hadwares), Softwares, Sistema Operacional Unbutu, BrOffice, LibreOffice, OpenOffice, internet, apresentação e exploração do Google e , bem como da rede social Facebook. Observou-se que dos 15 alunos inscritos no referido projeto vêm utilizando as ferramentas digitais para os benefício próprios, 8 acompanharam bem as aulas, sem nenhum grau de dificuldade, 4 apresentaram mediano grau de dificuldade e 20% apresentaram pouco aprendizado, com forte resistência a aversão a tecnologia digital. As aulas possibilitaram maior interesse na utilização do computador e durante os últimos meses de trabalho verificou-se que a maioria dos idosos acessavam a internet e realizavam atividades através dos softwares em horários extra adicionais. Acredita-se que este projeto contribuiu para que os idosos fossem incluídos no universo digital, como também os conscientizou para a importância do uso do computador nos dias atuais e oferecendo a oportunidade de educação continuada e a distância, estimulando á menta e o bem-estar, colocando-os em contato com parentes e amigos, reduzindo o isolamento e auxiliando na reconstrução de sua identidade como cidadão do mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.