Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER: PIBID E OS PERCURSOS VIRTUAIS POR FORTALEZA

Palavra-chaves: PIBID, GEOGRAFIA, GOOGLE EARTH, PATRIMÔNIO, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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OBJETIVA-SE EVIDENCIAR A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM AJUDA DA FERRAMENTA DE GEOTECNOLOGIA GOOGLE EARTH NO ERE, E CONTRIBUIR PARA UMA MAIOR DINAMICIDADE NAS AULAS; DEMONSTRAR AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E BOLSISTAS DO PIBID, FOI PROBLEMATIZADO O CONTEÚDO ACERCA DO PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER, TENDO COMO ALIADO O SOFTWARE GOOGLE EARTH, QUE PERMITIU A VISUALIZAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA DURANTE AS AULAS VIRTUAIS DE GEOGRAFIA. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS INTERVENÇÕES EM QUESTÃO FORAM PENSADOS EM HARMONIA COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PLANO DE ENSINO E DO LIVRO DIDÁTICO, COM ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA DA ESCOLA. A TENTATIVA FOI DE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA E PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM POSICIONAMENTO CRÍTICO COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O FOCO FOI DIRECIONADO PARA A CIDADE DE FORTALEZA, DE FORMA A ABORDAR O COTIDIANO DOS ALUNOS E SUAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS, PARA ASSIM OBSERVAR AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM NA CIDADE E QUE MODIFICARAM A PAISAGEM E AS FUNÇÕES DOS LOCAIS. O PERCURSO METODOLÓGICO PARTE DE ESTUDOS ACERCA DA TEMÁTICA PATRIMÔNIO CULTURAL, NO QUAL A EQUIPE DE BOLSISTAS REALIZOU PESQUISAS EM PERIÓDICOS, LEITURA E DISCUSSÃO EM GRUPOS DE ESTUDOS VIRTUAIS. EM SEGUIDA FORAM SELECIONADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA ATINENTES AO TEMA A SER TRABALHADO NAS TURMAS DE 9° ANO, ACOMPANHADOS POR NOVOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS COMO CONSULTA A BNCC E AO LIVRO DIDÁTICO, QUE PUDESSEM EMBASAR A PRÁTICA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR. A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER SE FEZ PERTINENTE, POIS COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE FORTALEZA, OS MUSEUS, PARQUES, PRAÇAS, PRÉDIOS HISTÓRICOS, MONUMENTOS ETC. QUE SE ENQUADRAM NA CATEGORIA DE PATRIMÔNIO E CONFIGURAM AMBIENTES PARA ATIVIDADES DE LAZER, REPRESENTAM PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA PAISAGEM URBANA. O PROCESSO EDUCATIVO VOLTA-SE PARA DESENVOLVER NOS ALUNOS A SENSIBILIDADE E A CONSCIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS. ALÉM DISSO, AS INTERVENÇÕES TENTARAM SE VOLTAR PARA ASPECTOS PRÓXIMOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, COISAS QUE FIZESSEM PARTE DO SEU COTIDIANO. PARA O USO DO GOOGLE EARTH EM SALA, FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS ALGUNS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA, ENTRE ELES, SHOPPINGS, PRAÇAS, PRAIAS E PARQUES ECOLÓGICOS: A PRAÇA LUIZA TÁVORA, O SHOPPING RIOMAR, O PARQUE DO COCÓ, O FAROL DO MUCURIPE E A PRAIA DO TITANZINHO. A SELEÇÃO DOS PONTOS CONTRIBUI PARA TRAÇAR O PERCURSO DE MODO VIRTUAL, COMO UM GUIA DE PERCURSO, MAS QUE AINDA PERMITE MUDANÇAS ESPONTÂNEAS E APRESENTAÇÃO DE NOVOS PONTOS. OS ESFORÇOS CULMINARAM EM DUAS AULAS REALIZADAS PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DIVIDIDAS EM MOMENTO EXPOSITIVO DIALOGADO, PARA EXPLORAÇÃO DO TEMA, E USO DO GOOGLE EARTH, COM APOIO DE RECURSOS COMO O LIVRO DIDÁTICO, SLIDES E IMAGENS. O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA GARANTIU UMA NOVA VISÃO ACERCA DOS FENÔMENOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, AO PASSO QUE PROPORCIONOU UM MOMENTO MAIS DINÂMICO DE APREENSÃO DOS CONTEÚDOS. O GOOGLE EARTH REPRESENTOU UMA FORMA DE VISUALIZAR OS FENÔMENOS E LUGARES MESMO O ALUNO ESTANDO EM SUA CASA. NESSE MÉRITO, AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SÃO MENCIONADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO, COMO UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ANOS FINAIS. A AULA EXPOSITIVA E A NAVEGAÇÃO PELOS PONTOS, POR MEIO DO GOOGLE EARTH, PERMITIRAM AOS ALUNOS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS SOBRE OS LUGARES DEMONSTRADOS, COMO FREQUENTAM E FAZEM USO DOS ESPAÇOS DE LAZER, CHAMANDO ATENÇÃO INCLUSIVE PARA A PRESERVAÇÃO DESSES ESPAÇOS. A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA AVALIAR AS ATIVIDADES DO PIBID GEOGRAFIA UFC. ESTE RELATO É JUSTIFICÁVEL POR SOCIALIZAR PRÁTICAS APLICADAS DURANTE O ERE, EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM SUPORTE NAS GEOTECNOLOGIAS, ISTO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS QUE PREZAM PELA DINÂMICA E ESTIMULAM A INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. EMBORA O ERE SEJA DESAFIADOR, AS PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER, COM APOIO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, REPRESENTARAM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS EM CONTRASTE AOS IMPACTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA NO ENSINO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PIBID GEOGRAFIA UFC DURANTE A PANDEMIA, CORROBORARAM PARA MOMENTOS MAIS FLEXÍVEIS E INTERATIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. ASSIM, AS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O GOOGLE EARTH, SÃO RECURSOS DE ENSINO QUE AUXILIAM NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS E APROXIMAM ESTES DA REALIDADE DOS ALUNOS. 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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

COM A PANDEMIA DA COVID-19, A PARTIR DE MARÇO DE 2020, NO BRASIL, AS ATIVIDADES PRESENCIAIS DAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS, SEGUINDO ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – (OMS), PRECISARAM RECORRER AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE EM SUAS ATIVIDADES BUSCA INCENTIVAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E INSERIR OS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, PRECISOU ENCONTRAR MANEIRAS DE SEGUIR COM SUA ATUAÇÃO ADAPTADA AO MODELO VIRTUAL. ESTE TRABALHO SOCIALIZA COMO O PIBID DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, EM SUAS INTERVENÇÕES NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA (EMTIPAC), UTILIZA AS TECNOLOGIAS, EM ESPECIAL AS GEOTECNOLOGIAS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. OBJETIVA-SE EVIDENCIAR A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM AJUDA DA FERRAMENTA DE GEOTECNOLOGIA GOOGLE EARTH NO ERE, E CONTRIBUIR PARA UMA MAIOR DINAMICIDADE NAS AULAS; DEMONSTRAR AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E BOLSISTAS DO PIBID, FOI PROBLEMATIZADO O CONTEÚDO ACERCA DO PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER, TENDO COMO ALIADO O SOFTWARE GOOGLE EARTH, QUE PERMITIU A VISUALIZAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA DURANTE AS AULAS VIRTUAIS DE GEOGRAFIA. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS INTERVENÇÕES EM QUESTÃO FORAM PENSADOS EM HARMONIA COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PLANO DE ENSINO E DO LIVRO DIDÁTICO, COM ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA DA ESCOLA. A TENTATIVA FOI DE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA E PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM POSICIONAMENTO CRÍTICO COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O FOCO FOI DIRECIONADO PARA A CIDADE DE FORTALEZA, DE FORMA A ABORDAR O COTIDIANO DOS ALUNOS E SUAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS, PARA ASSIM OBSERVAR AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM NA CIDADE E QUE MODIFICARAM A PAISAGEM E AS FUNÇÕES DOS LOCAIS. O PERCURSO METODOLÓGICO PARTE DE ESTUDOS ACERCA DA TEMÁTICA PATRIMÔNIO CULTURAL, NO QUAL A EQUIPE DE BOLSISTAS REALIZOU PESQUISAS EM PERIÓDICOS, LEITURA E DISCUSSÃO EM GRUPOS DE ESTUDOS VIRTUAIS. EM SEGUIDA FORAM SELECIONADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA ATINENTES AO TEMA A SER TRABALHADO NAS TURMAS DE 9° ANO, ACOMPANHADOS POR NOVOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS COMO CONSULTA A BNCC E AO LIVRO DIDÁTICO, QUE PUDESSEM EMBASAR A PRÁTICA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR. A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER SE FEZ PERTINENTE, POIS COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE FORTALEZA, OS MUSEUS, PARQUES, PRAÇAS, PRÉDIOS HISTÓRICOS, MONUMENTOS ETC. QUE SE ENQUADRAM NA CATEGORIA DE PATRIMÔNIO E CONFIGURAM AMBIENTES PARA ATIVIDADES DE LAZER, REPRESENTAM PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA PAISAGEM URBANA. O PROCESSO EDUCATIVO VOLTA-SE PARA DESENVOLVER NOS ALUNOS A SENSIBILIDADE E A CONSCIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS. ALÉM DISSO, AS INTERVENÇÕES TENTARAM SE VOLTAR PARA ASPECTOS PRÓXIMOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, COISAS QUE FIZESSEM PARTE DO SEU COTIDIANO. PARA O USO DO GOOGLE EARTH EM SALA, FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS ALGUNS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA, ENTRE ELES, SHOPPINGS, PRAÇAS, PRAIAS E PARQUES ECOLÓGICOS: A PRAÇA LUIZA TÁVORA, O SHOPPING RIOMAR, O PARQUE DO COCÓ, O FAROL DO MUCURIPE E A PRAIA DO TITANZINHO. A SELEÇÃO DOS PONTOS CONTRIBUI PARA TRAÇAR O PERCURSO DE MODO VIRTUAL, COMO UM GUIA DE PERCURSO, MAS QUE AINDA PERMITE MUDANÇAS ESPONTÂNEAS E APRESENTAÇÃO DE NOVOS PONTOS. OS ESFORÇOS CULMINARAM EM DUAS AULAS REALIZADAS PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DIVIDIDAS EM MOMENTO EXPOSITIVO DIALOGADO, PARA EXPLORAÇÃO DO TEMA, E USO DO GOOGLE EARTH, COM APOIO DE RECURSOS COMO O LIVRO DIDÁTICO, SLIDES E IMAGENS. O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA GARANTIU UMA NOVA VISÃO ACERCA DOS FENÔMENOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, AO PASSO QUE PROPORCIONOU UM MOMENTO MAIS DINÂMICO DE APREENSÃO DOS CONTEÚDOS. O GOOGLE EARTH REPRESENTOU UMA FORMA DE VISUALIZAR OS FENÔMENOS E LUGARES MESMO O ALUNO ESTANDO EM SUA CASA. NESSE MÉRITO, AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SÃO MENCIONADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO, COMO UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ANOS FINAIS. A AULA EXPOSITIVA E A NAVEGAÇÃO PELOS PONTOS, POR MEIO DO GOOGLE EARTH, PERMITIRAM AOS ALUNOS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS SOBRE OS LUGARES DEMONSTRADOS, COMO FREQUENTAM E FAZEM USO DOS ESPAÇOS DE LAZER, CHAMANDO ATENÇÃO INCLUSIVE PARA A PRESERVAÇÃO DESSES ESPAÇOS. A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA AVALIAR AS ATIVIDADES DO PIBID GEOGRAFIA UFC. ESTE RELATO É JUSTIFICÁVEL POR SOCIALIZAR PRÁTICAS APLICADAS DURANTE O ERE, EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM SUPORTE NAS GEOTECNOLOGIAS, ISTO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS QUE PREZAM PELA DINÂMICA E ESTIMULAM A INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. EMBORA O ERE SEJA DESAFIADOR, AS PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER, COM APOIO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, REPRESENTARAM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS EM CONTRASTE AOS IMPACTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA NO ENSINO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PIBID GEOGRAFIA UFC DURANTE A PANDEMIA, CORROBORARAM PARA MOMENTOS MAIS FLEXÍVEIS E INTERATIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. ASSIM, AS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O GOOGLE EARTH, SÃO RECURSOS DE ENSINO QUE AUXILIAM NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS E APROXIMAM ESTES DA REALIDADE DOS ALUNOS. ENFIM, AS GEOTECNOLOGIAS POTENCIALIZAM OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS E POSSIBILITAM MAIOR INTERAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE ERE.

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