O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO E A VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE JUNTO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESPECIALMENTE REFERENTE A TEMÁTICA DE TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA TURMA DE 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. NESSE SENTIDO, OS PONTOS A SEREM RELATADOS SÃO; O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NA UEPB E; A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. ASSIM NESTA PROPOSTA DE ESTUDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROGRAMA REFLETEM NA PRÁTICA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E QUE APROXIMAM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E BÁSICO. DESTE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM PAUTADOS POR LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOB UMA ANÁLISE DESCRITIVA DE NATUREZA PESQUISA-AÇÃO, ALÉM DO CONTATO DIRETO COM A REALIDADE VIVENCIADA DURANTE TODO O PROGRAMA, PONTOS QUE DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL PARA ANALISE E REFLEXÃO DA TEMÁTICA EM ABORDAGEM. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS E AQUI DEMONSTRADOS PERCEBESSE A NECESSIDADE DO INVESTIMENTO EM TAIS DISCUSSÕES, VISTO A SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDIFICAÇÃO DOCENTE E EDUCACIONAL COMO UM TODO.