Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA PERCEPÇÃO ESCOLAR A PARTIR DE TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL, , Comunicação Oral (CO) GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85235
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA PERCEPÇÃO ESCOLAR A PARTIR DE TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO E A VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE JUNTO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESPECIALMENTE REFERENTE A TEMÁTICA DE TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA TURMA DE 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. NESSE SENTIDO, OS PONTOS A SEREM RELATADOS SÃO; O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NA UEPB E; A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. ASSIM NESTA PROPOSTA DE ESTUDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROGRAMA REFLETEM NA PRÁTICA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E QUE APROXIMAM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E BÁSICO. DESTE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM PAUTADOS POR LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOB UMA ANÁLISE DESCRITIVA DE NATUREZA PESQUISA-AÇÃO, ALÉM DO CONTATO DIRETO COM A REALIDADE VIVENCIADA DURANTE TODO O PROGRAMA, PONTOS QUE DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL PARA ANALISE E REFLEXÃO DA TEMÁTICA EM ABORDAGEM. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS E AQUI DEMONSTRADOS PERCEBESSE A NECESSIDADE DO INVESTIMENTO EM TAIS DISCUSSÕES, VISTO A SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDIFICAÇÃO DOCENTE E EDUCACIONAL COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID72_07032022102217.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE VIEIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE "
    "autor_email" => "janicleide.silva@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85235
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA PERCEPÇÃO ESCOLAR A PARTIR DE TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO E A VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE JUNTO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESPECIALMENTE REFERENTE A TEMÁTICA DE TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA TURMA DE 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. NESSE SENTIDO, OS PONTOS A SEREM RELATADOS SÃO; O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NA UEPB E; A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. ASSIM NESTA PROPOSTA DE ESTUDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROGRAMA REFLETEM NA PRÁTICA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E QUE APROXIMAM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E BÁSICO. DESTE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM PAUTADOS POR LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOB UMA ANÁLISE DESCRITIVA DE NATUREZA PESQUISA-AÇÃO, ALÉM DO CONTATO DIRETO COM A REALIDADE VIVENCIADA DURANTE TODO O PROGRAMA, PONTOS QUE DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL PARA ANALISE E REFLEXÃO DA TEMÁTICA EM ABORDAGEM. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS E AQUI DEMONSTRADOS PERCEBESSE A NECESSIDADE DO INVESTIMENTO EM TAIS DISCUSSÕES, VISTO A SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDIFICAÇÃO DOCENTE E EDUCACIONAL COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID72_07032022102217.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE VIEIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE "
    "autor_email" => "janicleide.silva@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO E A VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE JUNTO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESPECIALMENTE REFERENTE A TEMÁTICA DE TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA TURMA DE 6º ANO “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. NESSE SENTIDO, OS PONTOS A SEREM RELATADOS SÃO; O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NA UEPB E; A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. ASSIM NESTA PROPOSTA DE ESTUDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROGRAMA REFLETEM NA PRÁTICA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E QUE APROXIMAM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E BÁSICO. DESTE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM PAUTADOS POR LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOB UMA ANÁLISE DESCRITIVA DE NATUREZA PESQUISA-AÇÃO, ALÉM DO CONTATO DIRETO COM A REALIDADE VIVENCIADA DURANTE TODO O PROGRAMA, PONTOS QUE DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL PARA ANALISE E REFLEXÃO DA TEMÁTICA EM ABORDAGEM. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS E AQUI DEMONSTRADOS PERCEBESSE A NECESSIDADE DO INVESTIMENTO EM TAIS DISCUSSÕES, VISTO A SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDIFICAÇÃO DOCENTE E EDUCACIONAL COMO UM TODO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.