Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85280
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ZELHO"
    "autor_email" => "gizelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85280
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ZELHO"
    "autor_email" => "gizelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.