Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;, RELAçãO PROFESSOR-ALUNO;, FRACASSO ESCOLAR. Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8648
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1133
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME  “COMO ESTRELAS NA TERRA”"
    "resumo" => "Neste artigo, iremos analisar a relação professor-aluno no ambiente escolar, a partir do filme “Como Estrelas na Terra” (2007 dir.Aamirkhan). Os sujeitos analisados foram os personagens do filme dentro de seu ambiente escolar e no ambiente familiar. A análise fílmica nos permitiu desconstruir e alcançar os possíveis verossímeis presentes nesta obra,elementos próprios do filme e por meio deste destacar informações que não se percebem a olho nu.Consideramos que os elementos observados no filme não se encontram distantes da realidade, mas que nos faz perceber que o olhar atípico voltado para um outro faz toda a diferença no processo de aquisição de conhecimento da criança na fase escolar. Nossos aportes teóricos foram: a questão do dizer e do dito no cinema e do conceito de verossimilhança (METZ, 2007); a relação cinema-escola (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003); os conceitos de alteridade das imagens, semelhança e arquissemelhança (RANCIÉRE (2012); a imagem e a pedagogia crítica na pós-modernidade (KELLNER, 1995); a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual na idade escolar (VIGOTSKI, 2005); afetividade e subjetividade Mota(2009); estigma (GOFFMAN, 2008) estereótipos em relação aos especiais (ORRU, 2012); o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com necessidades especiais (COLL, 1995)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;, RELAçãO PROFESSOR-ALUNO;, FRACASSO ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_16_10_13_idinscrito_2159_63a7bd19eda6774048510ac66eef89f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBENY SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENY"
    "autor_email" => "rubeny_87@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8648
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1133
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME  “COMO ESTRELAS NA TERRA”"
    "resumo" => "Neste artigo, iremos analisar a relação professor-aluno no ambiente escolar, a partir do filme “Como Estrelas na Terra” (2007 dir.Aamirkhan). Os sujeitos analisados foram os personagens do filme dentro de seu ambiente escolar e no ambiente familiar. A análise fílmica nos permitiu desconstruir e alcançar os possíveis verossímeis presentes nesta obra,elementos próprios do filme e por meio deste destacar informações que não se percebem a olho nu.Consideramos que os elementos observados no filme não se encontram distantes da realidade, mas que nos faz perceber que o olhar atípico voltado para um outro faz toda a diferença no processo de aquisição de conhecimento da criança na fase escolar. Nossos aportes teóricos foram: a questão do dizer e do dito no cinema e do conceito de verossimilhança (METZ, 2007); a relação cinema-escola (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003); os conceitos de alteridade das imagens, semelhança e arquissemelhança (RANCIÉRE (2012); a imagem e a pedagogia crítica na pós-modernidade (KELLNER, 1995); a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual na idade escolar (VIGOTSKI, 2005); afetividade e subjetividade Mota(2009); estigma (GOFFMAN, 2008) estereótipos em relação aos especiais (ORRU, 2012); o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com necessidades especiais (COLL, 1995)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;, RELAçãO PROFESSOR-ALUNO;, FRACASSO ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_16_10_13_idinscrito_2159_63a7bd19eda6774048510ac66eef89f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBENY SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENY"
    "autor_email" => "rubeny_87@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Neste artigo, iremos analisar a relação professor-aluno no ambiente escolar, a partir do filme “Como Estrelas na Terra” (2007 dir.Aamirkhan). Os sujeitos analisados foram os personagens do filme dentro de seu ambiente escolar e no ambiente familiar. A análise fílmica nos permitiu desconstruir e alcançar os possíveis verossímeis presentes nesta obra,elementos próprios do filme e por meio deste destacar informações que não se percebem a olho nu.Consideramos que os elementos observados no filme não se encontram distantes da realidade, mas que nos faz perceber que o olhar atípico voltado para um outro faz toda a diferença no processo de aquisição de conhecimento da criança na fase escolar. Nossos aportes teóricos foram: a questão do dizer e do dito no cinema e do conceito de verossimilhança (METZ, 2007); a relação cinema-escola (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003); os conceitos de alteridade das imagens, semelhança e arquissemelhança (RANCIÉRE (2012); a imagem e a pedagogia crítica na pós-modernidade (KELLNER, 1995); a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual na idade escolar (VIGOTSKI, 2005); afetividade e subjetividade Mota(2009); estigma (GOFFMAN, 2008) estereótipos em relação aos especiais (ORRU, 2012); o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com necessidades especiais (COLL, 1995).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.