Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DIANTE DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PSICOLOGIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Pôster (PO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A escola contemporânea requer, entre tantas urgências, a presença de profissionais multidisciplinares em seu âmbito. A proposta da Psicologia Escolar pode contribuir com a proposta da escola diante de diversos aspectos e em especial pelas demandas impostas pelas relações interpessoais, pelas diversas queixas escolares, e principalmente pelo fracasso escolar. Sabe-se que o fracasso escolar tem várias dimensões como fonte geradora, envolvendo diversos aspectos, tais como: sociais, cognitivos, relacionais, afetivos, entre outros. A psicologia na educação necessita de um olhar coletivo e ao mesmo tempo individualizado, onde o aluno possa ser visualizado e respeitado em sua subjetividade. Entende-se que a relação entre a Psicologia e a Educação deve refletir nas produções e atuações contemporâneas, apresentando uma relação entre os processos psicológicos e processos educacionais, pautada em competências e habilidades outorgado pelo profissional psicólogo. O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que dificultam o processo de aprendizagem de um aluno e a importância do psicólogo dentro do âmbito escolar, tendo como campo de pesquisa a escola E.M.E.F. Rômulo Pires, na cidade de Sousa/PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, tendo como base a interpretação dos fatos e a atribuição de significados aos mesmos. Como procedimentos técnicos, foi empregado o levantamento bibliográfico como fonte de informação. Para coleta de dados em campo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a professora da sala e observação sistemática durante cinco visitas feita a escola. Como resultados, identificou-se uma aluna, ‘enquadrada’ como resultado de um fracasso escolar proveniente de dificuldade de aprendizagem. Os fatores identificados como causadores da dificuldade de aprendizagem, neste caso específico, foram de ordem metodológica, como também, de ordem emocional, devido aos conflitos familiares vivenciados em casa pela aluna. A dinâmica da sala de aula, assim como a metodologia aplicada pela educadora, resultava em um ambiente sem incentivo e bastante monótono. Foi possível observar que não se buscava nas atividades em sala de aula propor desejo e criatividade em executá-las; as atividades realizadas eram monótonas e faltava um pouco mais de interação com os alunos. Afora todo este contexto escolar, a aluna observada estava inserida em uma família bastante conflituosa. Diante de tantas questões observadas no espaço educacional, é possível reconhecer a importância do papel do psicólogo escolar como um elo entre as questões educacionais, sociais e emocionais. Sendo possível, inclusive, estabelecer parcerias entre a escola e família, tentando consolidar relações.

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